Quer conhecer 5 destinos incríveis em São Paulo? Então você está no lugar certo. Quando você pensa em turismo, São Paulo é sempre mencionada por sua capital, no entanto, o Estado esconde alguns segredos e possui destinos ainda pouco conhecidos e explorados pelos viajantes brasileiros. E os destinos são incríveis.

São Paulo nasceu em um ponto estratégico, onde se cruzavam rios e trilhas pré-históricas. Uma dessas trilhas era conhecida como Caminho do Peabiru e ligava Cusco (a capital do império Inca) ao Oceano Atlântico.

Não é nenhuma novidade que o estado de Sâo Paulo tem muitos lugares reservados e pouco explorados que são belíssimos, pois como é uma região muito grande e abençoada por cidades incríveis, é difícil conseguir conhecer todos os destinos incríveis.

Por isso, abaixo o Vale Cada Viagem vai apresentar 5 destinos incríveis e pouco explorados do Estado de São Paulo. Vamos conferir esses lugares lindos.

1 – Cânions e Cachoeiras do Vale do Itararé

Cânions e Cachoeiras do Vale do Itararé - faz parte dos 5 destinos incríveis de São Paulo
Cânions e Cachoeiras do Vale do Itararé – faz parte dos 5 destinos incríveis de São Paulo

Quem diria que há cânions imensos a menos de 350 km da capital paulista? Eles são um dos segredos mais bem guardados do Vale do Itararé. Entre as atrações que se dividem entre as cidades de Itararé e Sengés, estão o Cânion Pirituba e o Cânion do Jaguaricatú, ambos parte da chamada Escarpa Devoniana – formação geológica com 260 km de extensão que começa no vale do rio Iguaçu, no sul do Paraná e segue até o vale do rio Itararé, no estado de São Paulo.

Além dos cânions, a região é repleta de belas cachoeiras que arrancam suspiros de quem decide conhece-las. A Cachoeira 3 Quedas, a Cachoeira do Palmito Mole e a Cachoeira do Corisco são lindas e incríveis.

Algumas das principais atrações em termos de cânions e cachoeiras no Vale do Itararé também incluem: o Cânion do Rio Itararé, a Cachoeira do Palmital, a Cachoeira do Corisco, a Cachoeira do Pai Zé, o Cânion das Almas, a Cachoeira do Véu de Noiva, a Cachoeira do Espírito Santo e a Cachoeira do Ouro Fino.

Alguns maiores, outros menores mais todos igualmente belíssimos, com uma natureza exuberante que é surreal de se ver. Além dessas atrações naturais, você também pode fazer atividades como trilhas, rapel, escaladas e para quem deseja explorar a região de maneira mais aventureira, pode optar por fazer passeios de barco.

2 – Rafting na Zona Sul de São Paulo

Rafting na Zona Sul de São Paulo - 5 destinos incríveis e pouco explorados de São Paulo
Rafting na Zona Sul de São Paulo – 5 destinos incríveis e pouco explorados de São Paulo

Quem imaginaria que é possível praticar rafting dentro da cidade? Isso mesmo. No sul da capital paulista, no bairro de Engenheiro Marsilac, em uma das últimas reservas da Mata Atlântica, está o Parque Selva, onde é possível não só praticar rafting, como conhecer algumas das poucas cachoeiras e piscinas naturais da cidade. O rafting paulistano é feito no Rio Capivari e tem um percurso de 6 km com aproximadamente 2 horas e meia de duração.

Para os amantes de esportes aquáticos radicais, o rafting é um passeio e tanto, pois além de você poder apreciar as belas paisagens em meio à mata e se desligar completamente da correria do cotidiano, você vai experimentar as sensações de adrenalina no esporte radical. É claro que é considerado um dos destinos incríveis e poucos explorados de São Paulo, mais vale muito a pena a experiência.

3 – Analândia

Analândia - 5 destinos incríveis e pouco explorados de São Paulo
Analândia – 5 destinos incríveis e pouco explorados de São Paulo

A cidade de Analândia é um dos 8 municípios paulistas que compõem a Chapada Guarani. A cidade conta com morros e paredões com mais de 220 metros de altura, além de diversas cachoeiras, riachos e piscinas naturais. A vista é linda e decidir conhecer esse destino é uma ótima opção.

Um dos cartões postais da cidade é o Morro do Cuscuzeiro de onde é possível curtir uma bela vista de outras formações como o Morro do Camelo. A atração fica dentro de uma propriedade particular, a Pedra Viva, que cobra entrada de R$ 10. A Cachoeira da Bocaina que conta com seus 50 metros de altura, é também, uma atração imperdível da cidade, onde é possível ter uma bela vista dos paredões da região.

Analândia é um dos destinos incríveis que é conhecida por sua natureza exuberante e uma boa variedade de opções de lazer ao ar livre. Você pode conhecer a Represa do Lobo que é um dos principais atrativos da cidade, onde é possível praticar esportes náuticos como caiaque e stand-up-paddle, além de ser um ótimo lugar para pescas e piqueniques.

Não deixe de conhecer também alguns dos principais pontos turísticos que são: a Cachoeira do Saltinho, a Gruta do Anjo, a Trilha do Rio Claro, o Centrinho Histórico de Analândia, o Parque dos Sonhos, além de poder observar diversas aves que sobrevoam a cidade. Como a região de Analândia é bem rica em biodiversidade, é um ótimo destino para apreciar as aves, portanto um dos destinos incríveis do estado de São Paulo.

4 – Parque Estadual do Morro do Diabo

Parque Estadual do Morro do Diabo - 5 destinos incríveis e pouco explorados de São Paulo
Parque Estadual do Morro do Diabo – 5 destinos incríveis e pouco explorados de São Paulo

O Parque Estadual do Morro do Diabo é conhecido por ser a maior reserva da Mata Atlântica de São Paulo, uma área com 34 mil hectares de mata nativa. Se situa entre os rios Paraná e Paranapanema, no município de Teodoro Sampaio no extremo oeste do estado. No centro da imensidão verde, está o Morro do Diabo, uma formação geológica com 600 metros de altura, na qual é possível chegar ao topo através de uma trilha de 2,5 km (ida e volta).

O local é um dos últimos refúgios do mico-leão-preto, uma espécie de primata endêmica do estado de São Paulo e que foi considerada extinta por 65 anos até a redescoberta em 1970 de uma pequena população vivendo na área onde hoje é o parque.

O Parque Estadual do Morro do Diabo é conhecido por sua importância na preservação da biodiversidade da região e conta com florestas, campos, riachos e cachoeiras maravilhosas e com uma natureza muito bem preservada, por isso é um dos destinos incríveis para se explorar.

5 – Três Pedras – Bofete

Três Pedras – Bofete - 5 destinos incríveis e pouco explorados de São Paulo
Três Pedras – Bofete – 5 destinos incríveis e pouco explorados de São Paulo

Bofete se situa a menos de 200 Km da capital paulista e é uma das cidades recortadas pelas formações da “Cuesta Paulista”. A atração principal da região são as Três Pedras, que é um local perfeito para passar ao menos uma ou mais noites acampando. É possível também, ter uma bela vista do monumento geológico dando uma esticada até Botucatu para tomar um bom café e tirar boas fotos no Mirante Pedra do Índio.

Em Botucatu, vale a pena separar um tempinho para conhecer as cachoeiras da Marta e Indiana e apreciar as delícias da Estância Demétria. Toda essa região conta com uma natureza bem exuberante e preservada, tornando um dos destinos incríveis para passar alguns dias e se desligar da correria.

E você? Conhece algum lugar que é lindo e pouco explorado? Esses destinos incríveis que muitas das vezes ficam escondidos, e que são lugares que valem muito a pena conhecer. Por isso, nós do Vale Cada Viagem separamos esse artigo especialmente para vocês, que querem visitar e explorar lugares poucos conhecidos no estado de São Paulo.

Não se esqueça de contratar o SEGURO VIAGEM. Mesmo sendo uma viagem nacional, é essencial e imprescindível a contratação do seguro viagem, pois emergências podem ocorrer em qualquer lugar, e nessas horas a melhor opção é ter um atendimento rápido, bom e com segurança.

Assuntos
Priscila Furtado
Priscila Furtado
Cofundadora do valecadaviagem.com. Agente de viagens apaixonada em realizar sonhos para que vocês tenham os melhores momentos proporcionados por viagens maravilhosas. Sou entusiasta em locais turísticos e exóticos.

Veja também

Booking.com

Últimas Notícias