Sabe aquela história que você ouviu que cruzar o continente europeu de trem é muito mais barato? Então, isso não é realmente verdade. Ouve uma época em que, viajar de trem no continente europeu era a maneia de transporte mais viável, e por isso, até hoje se escuta alguém dizer para escolher percorrer o trajeto de trem.
No entanto, além de ser bem mais caro, o transporte ainda é sofrido dependendo da distância, pois há trens velozes, mas, há trens bem devagar. Para começar esse artigo que foi feito especialmente para vocês, que planeja visitar os países europeus, vamos iniciar com a seguinte pergunta:
O que é o passe para o trem na Europa?
Pois bem, é ele quem permite que você faça viagens ilimitadas em um certo período em trens dentro de um mesmo país ou até mesmo para se locomover para outro país, incluindo trechos internacionais.
Vou dar um exemplo: numa vigem à França, supomos que você possui o passe com quatro dias, portanto, você pode escolher quatro dias dentro de um espaço de um mês para viajar de trem pela rede ferroviária francesa, não sendo necessariamente usar o passe dos quatro dias em uma viagem só. Você pode usar em mais de uma viagem no mesmo dia.
Se você quer curtir essa experiência maravilhosa de andar nos trens europeus, pense no trem para viajar dentro de um país ou entre países convizinho. Para essa experiência ser realmente aproveitada, você precisará planejar um roteiro com deslocamentos de até três ou no máximo estourando quatro horas (ou até duas horas se for bate-volta).
Assim, você poderá sentir as vantagens do trem, chegar e sair do centro das cidades, embarcar sem burocracia (só há check-in nos trens rápidos da Espanha e no Eurostar), e já desembarcar com a sua bagagem.
Abaixo, o Vale Cada Viagem vai apresentar as vantagens e desvantagens da viagem de trem pela maravilhosa e desejada Europa e seus países encantadores, pois cada país europeu conta com suas próprias características e proporcionam momentos únicos e inesquecíveis.
Vantagens de viajar de trem pela Europa
Evitar aeroporto:
Você não precisa chegar com pelo menos duas horas de antecedência como na viagem de avião. Com exceção de algumas poucas estações, que por medidas de segurança, pedem para chegar de 10 a 15 minutos antes da partida e embarcar por conta própria.
Não ter limite de tamanho e peso de bagagem:
É claro que eu aconselho você, viajar de trem com poucas bagagens, porque só quem já viajou com muita mala sabe o desconforto que é. No entanto, no trem não há limite de tamanho e peso de bagagem, mas não pode esquecer que, o espaço é pequeno para bagagens e precisa ser dividido entre todos os passageiros do vagão.
Lembrando que, quando a viagem para a Europa, independente se for de avião ou de trem, for para conhecer vários países, a melhor opção é levar pouca bagagem para não ficar atrapalhando durante a locomoção entre os destinos.
Fazer a compra do bilhete pela internet ou pelo aplicativo da companhia:
Com a facilidade da tecnologia, atualmente com apenas alguns cliques, e a sua passagem estará devidamente salva no seu celular. Não precisa imprimir, só precisa estar armazenada no celular.
Sair/chegar na região central da cidade destino:
Os aeroportos costumam estar localizados em áreas afastadas das cidades, no entanto, as estações de trens são super centrais. Você embarca/desembarca no centro da cidade. Melhor ainda se você escolher um hotel ou lugar para se hospedar próximo das estações de trens, pois será bem fácil para você se locomover
Viagem com mais conforto:
As poltronas dos trens europeus são mais largas do que as dos aviões e proporciona assentos para grupos (até com mesa compartilhada). O passageiro pode se movimentar em um local bem mais espaçoso.
Se você quer fazer uma viagem e aproveitar para tirar aquele cochilo, há vagões silenciosos, que são feitos especialmente para quem deseja descansar na viagem.
Curtir as paisagens que o caminho oferece e degustar seu próprio lanche:
Isso mesmo, há companhias de trem que oferecem vagões lanchonete para venda de cafés e outras coisas maravilhosas, mas, se você optou por levar o seu próprio lanche na viagem é possível, você desfruta o lanche delicioso e curte as paisagens maravilhosas que só a viagem de trem proporciona aos turistas. O continente europeu reserva muitas paisagens sensacionais.
Desvantagens de viajar de trem pela Europa:
Preços consideravelmente altos:
Infelizmente, as tarifas das companhias de trens ainda são mais altas quando comparadas as companhias de aviação low cost. Principalmente se a passagem for comprada em cima da hora, onde o valor é ainda mais alto. ** Não indicado para quem têm pouco tempo e longas distâncias a serem percorridas:
Uma viagem de Amsterdã a Paris de trem, por exemplo, tem duração de aproximadamente 3 horas e 20 minutos, enquanto a viagem de avião dura apenas uma hora. No entanto, é preciso chegar no aeroporto pelo menos duas horas antes e também acrescentar o tempo de viagem do aeroporto de destino até o centro de Paris. Sendo assim, a viagem de trem será mais rápida.
A viagem de trem, ainda, não é tão eficiente em algumas ocasiões, principalmente se no percurso for preciso optar por trens regionais, pois eles são bem lentos e sujeitos a atrasos e cancelamentos. Sendo assim, é melhor optar pelo avião nesses casos. ** Viajar de trem pode não ser tão confiável para quem não está acostumado:
Quem nunca viajou de trem pode se sentir inseguro e confuso diante de tantos horários, cidades e várias estações de trem (em algumas ocasiões é necessário trocar de estações), e até mesmo greves ferroviárias, que não acontecem sempre, mas é preciso contar com o imprevisto.
Qual a melhor forma de se locomover na Europa?
Avião, trem ou carro?
Parece muito difícil tomar essa decisão quando você está decidindo o roteiro a ser seguido pelo continente europeu. E você para e pensa, de avião, trem ou carro? Qual é melhor?
Na verdade, o que vai determinar a sua melhor condução para se locomover no continente europeu, são os lugares que você decidirá visitar. No entanto, é muito provável que, você vai precisar fazer uma combinação de dois ou três meios de transportes diferentes para tornar a locomoção bem prática e curtir mais ainda a viagem.
Avião: para viagens amplas
Se o seu roteiro se enquadra em uma daquelas viagens em que você vai conhecer cinco ou seis países, planeje-se para fazer muitos trechos de avião. Por exemplo, voar é a melhor escolha entre Lisboa ou Porto tanto a Madri quanto Barcelona; da Andaluzia a Barcelona, de Portugal a França, de Barcelona a Itália. Quando se fala em Inglaterra, ao Leste Europeu e à Grécia a opção de voar é a melhor saindo de quase toda a Europa.
Trem: para viagens mais curtas e práticas
O trem para viagens mais curtas e práticas é ideal, pois você chega e parte pelo centro das cidades, não perde tempo com controles de segurança e a pontualidade é garantida. Em viagens curtas (para percurso de até 4 horas, você só deve optar por ir de avião se encontrar uma passagem mais barata que o passe do trem).
No entanto, viagens longas são maçantes, então a dica é que, você pode tentar comprar com um pouco de antecedência e encontrar uma passagem para voar em conta. O trem noturno é uma opção perfeita para viagens longas, pois você pode descansar e não senti tanto a canseira. Ande de trem entre Madri e Andaluzia, aproveite também a linha na França (e entre Paris e Barcelona); faça seus roteiros pela Itália nos trilhos.
De Paris à Bélgica e à Holanda o trem é o transporte perfeito. Curta a Alemanha e se encante com as paisagens exuberantes da Suíça. Os passes de trem são bem práticos, porém, é possível comprar passagens avulsas por tarifas compensadoras nos sites das companhias ferroviárias dos países de origem ou destino de cada trecho.
Viajar de carro pela Europa: viagens com tempo de sobra
Com o GPS, muitos dos turistas optam por locar um carro e se aventurar no transito europeu, no entanto há algumas desvantagens como:
- Carros em cidades grandes são estressantes;
- O GPS não encontra vagas para estacionar e não mostra com antecedência os engarrafamentos;
- Se for no período do inverno, a capa de gelo nas estradas montanhosas é um verdadeiro estresse e diminui a beleza da paisagem.
Escolha usar o carro para andar pelas regiões do interior ou da costa pontilhadas de vilarejos. E escolha em um dia calmo e sem compromissos. Para ter uma viagem maravilhosa e proveitosa de carro, é necessário antes, decidir a região a ser visitada, montar bases e tomar a rota das estradas lentas e realmente panorâmicas.
A vantagem do carro é que você pode parar e fazer aquelas fotos lindas de lugares que te encantam, que cá entre nós, é o que mais há no continente Europeu, lugares encantadores e incríveis de lindo. Como mencionei acima, há roteiros que pedem o avião para se locomover, e há roteiros que te proporciona curtir e explorar as viagens de trens pelo continente.
Confira abaixo, alguns roteiros que vale a pena fazer de trem:
- Capitais: Londres/Paris/Bruxelas/Amsterdam
- Alemanha: Munique/Nuremberg/Berlim
- Alpes Bávaros: (Alemanha e Áustria): Munique/Salzburg
- Espanha: Madri/Córdoba/Sevilha
- Reino Unido: Londres/Edimburgo
- Itália: Milão/Verona/Pádua/Veneza ou Milão/Bolonha/Florença/Roma
- Portugal: Lisboa/Coimbra/Aveiro/Porto
- República Tcheca e Alemanha: Praga/Dresden/Berlim
- Países Baixos – Bélgica e Holanda: Paris/Bruxelas/Antuérpia/Rotterdam/Amsterdam
Como mencionado acima das vantagens e desvantagens, abaixo consta em mais detalhes as dicas que com toda certeza, vão te ajudar muito a viver uma experiência única nesse continente. Costumamos recomendar para que, cada viajante, faça a viagem de acordo com suas preferências pessoais, pois o que é uma delícia de passeio para alguns, para outros já não é de tanto agrado.
Por isso, sempre pense nas possibilidades de se deslocar dentro da Europa e escolha aquela que irá se adequar ao seu perfil e de sua família. Viajar pela Europa é maravilhoso, e para os viajantes que amam andar de trem, mesmo sendo percursos mais distantes, é garantido que vai se divertir muito, pois as paisagens que as viagens de trem proporcionam são realmente espetaculares. E para aqueles que querem viajar de trem e descansar, também podem aproveitar para tirar um cochilo e chegar no destino descansando, pronto para curtir.
Dicas infáliveis para viajar de trem na Europa:
– Bagagem leve e pequena: Uma mala leve e pequena facilita a sua acomodação dentro do trem, locomoção pelos vagões e melhor locomoção nas baldeações.
– Reserve seu bilhete com antecedência: Com antecedência, você consegue um melhor preço se comparado a comprar em cima da hora, e garante que você escolha o horário da viagem e até mesmo, reservar o seu assento de preferência.
– Chegar com antecedência à estação: Chegue com pelo menos 15 minutos de antecedência na estação pois isso garante tranquilidade e menos correria a você mesmo. A pontualidade é certeira na saída dos trens e você não vai querer perder não é mesmo?!
– Valide o seu bilhete: Há algumas estações que validam o bilhete na própria estação e outras, validam dentro do trem já em movimento. Portanto, é essencial que você saiba aonde precisará validar o seu bilhete. Informe-se para evitar problemas e até mesmo um possível impedimento de embarcar.
– Atenção total aonde vai descer: Se a sua cidade não é o ponto final da linha de trem, é necessário ter muita atenção. Há paradas que não são avisadas e outras que são pronunciadas na língua local, causando confusão para entender o idioma.
A dica é atenção ao horário de chegada ao seu destino, que consta no bilhete, pois assim você garante que vai descer na estação correta.
– Fique por dento dos horários: Se planeje e saiba o horário que você chegará ao seu destino. Isso é muito importante, pois se a sua viagem for no período noturno, pode chegar ao destino bem cedo e precisando esperar o comércio local abrir.
Opções de trens nas cidades da Europa
Trem em Portugal
O trem é ótimo para viajar entre Lisboa, Coimbra e o Porto, contudo, é superado pelo ônibus para lugares como Fátima, Óbidos e Évora. Para esquadrinhar Portugal, o carro é o transporte ideal. Saindo de Lisboa com destino a Madri só há uma opção de trem e é no período noturno. Para a Andaluzia, opte pelo ônibus.
Ferrovias portuguesas: cp.pt
Trem na França
Saindo de Paris, você leva no máximo até três horas para chegar a qualquer lugar na França. As tarifas promocionais entram no sistema com 3 meses de antecedência.
Compre na companhia voyages-sncf.com
Eurostar
No roteiro Paris/Londres, é bem cansativo atravessar o túnel, mas, ainda é mais rápido do que optar por ir de avião. Se partir de Paris, compre na voyages-sncf.com; saindo de Londres, compre em eurostar.co.uk. Na hora da compra, simule o valor da viagem ida e volta, pois as vezes comprar ida e volta junto sai mais em conta do que comprar apenas a ida.
Trem na Bélgica e Holanda
Há passes diários e passagens ida e volta com esses destinos muito em conta. As duas capitais são feitas especialmente para viagens bate-volta.
Ferrovias belgas: belgiantrain.be
Ferrovias holandesas: nshispeed.nl
Trem na Suíça
A Suíça é maravilhosa e a viagem de trem proporciona paisagens exuberantes. Há trens panorâmicos, contudo, é muito caro, então, opte pelos trens comuns que a vista também vale muito a pena. Considere fazer um Swiss Pass (que inclui ônibus e barco).
Ferrovias suíças: sbb.ch
Trem na Itália
Ideal o trem para viagem na Itália, com exceção se você deseja atravessar de norte a sul em uma viagem só. Sempre que possível escolha os trens mais modernos, porquanto os Intercity são muito lentos.
Ferrovias italianas: trenitalia.com
Trem no Leste Europeu
As passagens são muito baratas, no entanto, os trilhos são vagarosos e a viagem bem lenta e longa. Não há venda online, então compre os trechos assim que chegar na estação. Com toda certeza, conhecer o continente europeu é sempre uma delícia e nada melhor que se aventurar optando por andar de trem e explorar as belezas naturais que o continente reserva.
Vai viajar para a Europa? Não se esqueça de contratar o SEGURO VIAGEM OBRIGATÓRIO. Para os destinos europeus que fazem parte do tratado de Schengen, a contratação do seguro viagem é um item obrigatório para entrar nos países europeus. Faça a cotação e garanta os melhores preços e planos de seguro aqui no Vale Cada Viagem.
Visto para Europa: Quais países são obrigatório
Viajar e explorar a Europa de trem é uma excelente escolha para desbravar o continente, apreciando paisagens pitorescas surreais e conectando-se com diversas culturas distintas. O trem pela Europa facilita, pois é eficiente e proporciona ao viajante uma experiência única. Uma das principais vantagens como mencionamos acima, é a oportunidade de apreciar as belas paisagens durante o percurso, e para quem prefere descansar, os trens costumam contar com assentos confortáveis, possibilitando uma soneca durante a viagem.
Muitas cidades europeias estão bem conectadas por trens de alta velocidade, tornando a viagem bem rápida, além de oferecer ao turista, poder apreciar destinos menos conhecidos. O trem europeu pode te levar a lugares deslumbrantes que não fazem parte dos roteiros tradicionais.