O que é o Seguro Viagem? Para que serve? Porque devo contratar esse serviço? Nesse artigo vamos apresentar todos os detalhes sobre o Seguro Viagem para que você faça sua viagem com o máximo de conforto e segurança, e claro, sempre prezando pela saúde.
Um dos itens indispensáveis ao planejar e organizar uma viagem é incluir o SEGURO VIAGEM no seu orçamento. Esse cuidado é essencial para que não tenha dores de cabeça durante a estadia e estrague toda a sua viagem.
O Seguro Viagem é um item obrigatório, pois proporciona um conforto e segurança para que você possa viajar com tranquilidade, sabendo que se acontecer algo o serviço já está contratado.
Alguns dizem: mais vou contratar o Seguro e não vou usar? A ideia é realmente essa, que você não precise acionar o seguro viagem. No entanto, se precisar, é essencial que tenha contratado o serviço antes de começar a sua viagem para que tenha toda a assistência necessária independente da onde você esteja.
Mais vamos ao que interessa? Para que serve o Seguro Viagem? Porque eu devo contratar esse serviço? Como funciona? Porque em alguns países da União Europeia é obrigatório estar com o seguro contratado?
Nesse artigo apresentaremos todos os detalhes sobre o mesmo e você vai perceber que é realmente muito necessário a contratação. Caso tenha viajado antes sem ter essa assistência, é certeza que a partir desta leitura você vai pensar bem e vai incluir o seguro na sua organização.
O que é o Seguro Viagem?
O Seguro é um serviço de assistência de saúde médico-hospitalar, jurídica e outras funções que se diz respeito à viagem, sendo nacional ou internacional, para que se ocorrer qualquer emergência, o seguro vai te atender na cidade ou país em que estiver viajando.
O que significa Cobertura de despesas médicas hospitalares pelo seguro viagem?
A cobertura para despesas médicas e hospitalares do seguro consiste no valor disponibilizado para a situação médica que ocorrer de acordo com o plano que você contratou, afinal tem vários preços de seguro e cada seguro tem uma particularidade oferecida.
A cobertura garante o reembolso das despesas médicas de emergência ou para o tratamento imediato decorrido de acidente pessoal ou doença grave que foram contraídas durante a viagem.
Quais despesas o Seguro Viagem cobre?
Os seguros viagens costumam cobrir serviços como: emergências médicas, hospitalares, bagagem extraviada e alguns seguros cobrem até em caso de óbito.
É claro que quanto maior o valor do seguro, mais abrangente ele é em questão de cobertura e dos valores disponibilizados caso necessário.
Seguro Viagem – as situações mais comuns que os seguros costumam cobrir são:
- Traslado médico
- Emergência médica, hospitalar e odontológica 24 horas em viagens internacionais
- Repatriação sanitária
- Assistência jurídica
- Traslado do corpo e cobertura em caso de óbito
- Invalidez total durante o seu período da viagem
- Morte ou doença gravíssima de um parente familiar
Seguro Viagem: alguns seguros que conta com uma cobertura mais ampla podem cobrir também:
- Atraso de voo
- Cancelamento da viagem
- Volta antecipada por motivo de doença/acidente
- Atendimento para COVID-19
- Acidentes em esportes radicais
- Extravio de bagagem ou estrago na bagagem
Por isso, quando for selecionar um plano específico para fechar a contratação do Seguro Viagem, avalie bem antes qual o valor que o plano te oferece para cada situação e também quais situações ele abrange. É muito bem explicado todos os serviços que cada opção de plano faz. Basta você selecionar um que tenha total acordo com a sua necessidade e viagem.
Diferença de Seguro Viagem X Seguro Saúde:
A diferença é que o Seguro Viagem oferece cobertura médica, benefícios necessários durante a viagem caso precisar como: cobertura de bagagem extraviada, cancelamento de voo, assistência jurídica, cobertura do Covid-19, entre outros benefícios que o Seguro Saúde não proporciona.
Como acionar o seguro caso precisar?
Quando você faz a contratação de um seguro viagem, vai receber uma apólice constando todos os detalhes do plano contratado: os benefícios e as assistências que o seguro em questão cobre.
Em caso de alguma eventualidade, o segurado precisará entrar em contato com a seguradora através dos telefones e canais de atendimentos disponíveis na apólice.
Ao entrar em contato, o segurado deve informar qual a situação ocorrida para que a seguradora encaminhe para um hospital credenciado e já tome todas as providências necessárias de acordo com cada questão.
O Seguro Viagem é obrigatório?
Dependendo do país escolhido, é sim obrigatório a contratação do seguro viagem, e caso você insista em ir sem, é deportado de volta pois não consegue acessar o destino.
Quando se trata do Seguro Viagem Nacional, esse não é obrigatório. No entanto, é altamente recomendado, ainda mais se for um destino com esportes radicais e lugares de difícil acesso, que muitas vezes não tem um hospital.
Mais ainda para quem não tem um plano de saúde ou possui apenas um com cobertura regional. Se você se enquadra nesse perfil de viajante, é a melhor pedida contratar o Seguro, pois é a sua garantia de conforto e segurança caso passar por alguma situação não prevista.
Agora, quando se trata de alguns países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen, o seguro é obrigatório e só consegue entrar no país com a contratação do mesmo.
E nesses países é exigido um seguro com cobertura médica no valor mínimo de 30 mil euros por pessoa. Mais abaixo, colocaremos os países que fazem parte do Tratado e precisa do seguro para chegar no destino final.
Mas atenção, não é todo seguro viagem internacional que é obrigatório, como no caso dos Estados Unidos, Chile, Reino Unido, Argentina, entre outros países que não obrigam a contratação para conseguir acessar o país.
** Mas fique ciente que se você for fazer uma viagem para um desses países que não obrigam a contratação do seguro, viajar sem o mesmo e precisar de um atendimento médico, o custo vai ser muito maior e precisará correr sozinho (a) atrás de assistência nos hospitais.
Seguro Viagem Europa: O que é Tratado de Schengen?
O famoso Tratado de Schengen é um acordo firmado entre 26 países europeus, que tem como foco estabelecer a livre circulação dos turistas nos países participantes.
Foi no acordo do Tratado que foi estabelecido o valor mínimo de 30 mil euros por turista no seguro e o objetivo dessa regra é garantir que o visitante em questão tenha condições de arcar com as possíveis despesas que surgirem durante a viagem, inclusive em caso de óbito. Os países que fazem parte do acordo são:
Alemanha
Áustria
Bélgica
Dinamarca
Eslováquia
Eslovênia
Espanha
Estônia
Finlândia
França
Grécia
Holanda
Hungria
Islândia
Itália
Letônia
Lituânia
Luxemburgo
Malta
Noruega
Polônia
Portugal
República Tcheca
Suécia
Suíça
Liechtenstein
Chipre
Atualmente, os países que não fazem parte do Tratado são: Reino Unido, Irlanda, Croácia, Romênia e Bulgária.
O Seguro Viagem serve para trazer uma segurança para quem está viajando: seja com seus amigos, com seus pais, na sua lua de mel ou uma viagem em família, é necessário ter um serviço de seguro contratado para que você tenha como resolver uma situação de emergência da melhor maneira possível.
As vezes quem vai viajar pensa: mais eu vou pagar algo e não vai acontecer nada. É claro que desejamos que não aconteça nada de imprevisto principalmente envolvendo saúde, mas que se precisar passar por alguma situação complicada, tenha o seguro contratado e tenha um atendimento de urgência com qualidade.
E, se você está por conta, tem que pagar todas as despesas do próprio bolso (tendo ou não condições). E contratando o seguro, o valor pago é muito inferior ao que pagaria se fosse tudo particular. Então é um valor muito bem gasto e deve ser incluído no orçamento da viagem desde o início.
Quanto custa um Seguro Viagem?
O valor do seguro depende da quantidade de dias que você vai ficar, do plano escolhido e para quem país você vai. É possível você selecionar um seguro bem básico pagando bem barato, mas é garantido de que mesmo que escolha um plano oferecido mais abrangente e pague um valor mais alto, ainda não se compara ao valor que você teria que pagar caso fosse no particular.
AQUI é possível você fazer uma cotação do seguro viagem tanto nacional quanto internacional e comparar o que cada plano oferece.
Exemplo:
Fiz uma cotação de um seguro viagem nacional dos dias 6 a 10 de Março (5 dias inteiros). Confira abaixo o valor de 3 cotações para o mesmo dia, mudando apenas o que cada plano cobre. O valor é bem básico e dá para incluir sem preocupação no seu planejamento.
E melhor do que estar muito bem acobertado, é ter garantido o seu Seguro Viagem com o Vale Cada Viagem, pois aqui os valores são os menores e mais atrativos.
Mais vale a pena contratar o Seguro Viagem?
É claro que vale e vale muito a pena, pois ninguém quer precisar de alguma assistência médica hospitalar. Entretanto, se for necessário esse socorro que a contratação do serviço já esteja tudo corretamente para quem possa se preocupar apenas em avisar a seguradora e aguardar o socorro imediato.
É um item essencial em uma viagem, seja nacional ou internacional. Quando pensamos em viajar já temos em mente: passagem de avião ou vamos de carro, uma boa hospedagem, aonde vamos comer, o que vamos conhecer, não é mesmo?!
E o Seguro Viagem precisa estar nesse planejamento de itens essenciais para ter uma boa viagem. Quando você sai de casa a melhor pedida é ter uma segurança a mais.
Como contratar o Seguro Viagem?
Contratar um seguro viagem é muito fácil e você pode fazer pela internet mesmo toda a contratação. Só tenha atenção para preencher todos os dados pessoais sem erro.
A Seguros Promo é a melhor seguradora e o Vale Cada Viagem recomenda de olhos fechados, pois utilizamos essa seguradora em todas as nossas viagens. Por isso, além de ter os valores mais acessíveis, é de muita confiança. Quando você entrar nesse link aqui, vai abrir uma página para você fazer a pesquisa. Você vai colocar os dias exatos da sua viagem (lembre-se de inserir os dias que você vai e chega na sua cidade exato).
Um exemplo: você chega de volta da viagem às 01h da manhã, sendo assim já é um novo dia. Então se a viagem é do dia 1 até 5, e o voo chega às 1h do dia 6, então na hora de fazer a pesquisa do seguro é necessário colocar do dia 1 até 6.
Coloque também a idade, o destino (se é nacional ou internacional, tem os países certos para inserir), e logo após inserir as informações, vai abrir a página com todas as coberturas e tipos de plano oferecidos pela seguradora.
No caso dos países que explicamos acima que fazem parte do Tratado de Schengen, é obrigatório escolher o plano que oferece no mínimo 30 mil euros por pessoa. No entanto, nos outros países você pode avaliar o que cada plano oferecido cobre e selecionar um valor que se adeque ao seu orçamento.
Após a contratação, você irá receber a apólice no seu e-mail. Guarde bem este documentos, pois é nele que consta toda a contratação do seguro, fora os telefones de contato para você falar caso precise de ajuda.
Vale lembrar que as seguradoras da Seguros Promo têm assistência 24 horas por dia, 7 dias por semana e tem atendimento em português.
Melhores seguradoras que são muito bem renomadas e confiável:
- Affinity
- Assist Card
- GTA
- Vital Card
- Assist Trip
- Assisti Seguro Viagem
- Intermac Assistance
- Travel Care
- Universal Assistance
Tipos de Seguro Viagem existentes:
Como mencionado durante este artigo, quando você faz uma pesquisa de Seguro, ele te dá várias opções de planos e cada qual com o seu valor. Quanto mais básico o seguro, mais básico a cobertura oferecida. Por isso, se você opta por um seguro mais caro é claro que a cobertura será maior e mais abrangente.
Seguro Viagem Internacional
Para alguns países que possuem o acordo do Tratato de Schengen, é obrigatório a apresentação de uma apólice de seguro e ainda exigem que a contratação seja de um valor de no mínimo 30 mil euros de cobertura.
Já os outros países não obrigam, mas é altamente recomendável, pois se você precisar de um atendimento médico hospitalar e precisar pagar tudo do bolso, sai muito mais caro. Por isso, independente de qual país vá visitar, contrate o seguro antes.
Seguro Viagem Nacional
Um dos itens mais essenciais é o seguro viagem e muitos optam por não contratar. Não cometa esse erro pois um seguro, além de cobrir os gastos médicos e hospitalares durante uma emergência, serve como assistência se a sua bagagem for extraviada, se o seu voo for cancelado, entre outros serviços que sempre são bem-vindos na hora da necessidade.
Seguro Viagem cruzeiro marítimo
Um cruzeiro mesmo que seja feito dentro do Brasil, é considerado uma viagem internacional. Mesmo que o roteiro seja de Santos à Ilhabela, se alcançar alto mar, você estará viajando em águas internacionais.
Mais um motivo pelo qual é importantíssimo fazer um cruzeiro e sua rota com uma apólice de seguro em mãos.
Seguro Viagem para gestante
Se você vai fazer uma viagem e está grávida, escolha muito bem o plano do seu seguro, e de prioridades em um plano com cobertura médico-hospitalar mais alta. Quanto maior a cobertura nesse caso melhor para você.
Preste atenção também se o plano que você optar, o seguro cobre um parto prematuro, se tem restrições de idade para a gestante, entre outros detalhes que não podem passar despercebido.
Seguro Viagem multidestinos
É altamente recomendado para quem vai fazer uma viagem com vários países juntos, por exemplo um tour, independentemente da quantidade de dias em cada destino. Para quem vai fazer mochilão também é muito bom ter o serviço contratado.
Seguro Viagem multi trip
O seguro viagem multi trip – ou mais conhecido como múltiplos destinos – garante uma cobertura para diversos destinos com duração de até 30 dias durante o período de um ano.
Para quem costuma viajar muito, por exemplo 3 vezes por ano, é muito bom optar por esse plano, pois já deixa o seguro contratado. Além do mais, quando você contrata um plano mais longo assim, é possível conseguir um valor bem mais atrativo do que contratar o seguro cada vez que for viajar separadamente.
Seguro Viagem anual
Nessa opção de seguro você contrata um plano com vigência de um ano para ter a cobertura médico-hospitalar num mesmo destino em viagens com duração de até 365 dias consecutivos.
Atenção porque nessa modalidade é uma viagem de 365 direto e para o mesmo destino. É muito comum a contratação por pessoas que querem trabalhar fora por um longo período ou fazer um curso no exterior.
Seguro Viagem estudante
Independente se for para escola, um curso de idiomas de temporada, alguma especialização ou pós-graduação, essa categoria de seguro é ideal para estudantes com qualquer idade.
Seguro Viagem de longa duração
Perfeito para quem vai fazer uma viagem com mais de 61 dias e com até 365 dias consecutivos, podendo renovar o contrato por mais um ano, caso surja a necessidade.
Essa classe de seguro tem uma indenização bem maior para ser usada quantas vezes for necessário durante a viagem.
Seguro Viagem intercâmbio
Um seguro que cobre os custos de atendimento médico, hospitalar e odontológico para quem vai fazer intercâmbio no exterior – isso inclui intercâmbio de trabalho/estudo. Agora, com tudo bem explicado, você consegue saber que cada opção de seguro que aparecer na hora da busca oferece um tipo de cobertura e alguns seguros abrange menos e alguns seguros abrange mais.
Não deixe de viajar sendo nacional ou internacional sem o Seguro Viagem. Ele é sim um ITEM ESSENCIAL.