A famosa Catedral de Notre-Dame, localizada em Paris, na França, segue fechada desde o trágico incêndio que ocorreu no ano de 2019, que destruiu todo o telhado e derrubou a torre da igreja, sendo obrigatório o fechamento de um dos principais pontos turísticos na França. Agora, oficialmente, já tem data para reabertura da Catedral de Notre-Dame para alegria dos fiéis e turistas que vão para conhecer esse templo.
De acordo com o presidente francês, Emmanuel Macron, a abertura da majestosa Catedral de Notre-Dame será dia 8 de dezembro de 2024, e irá convidar o Papa Francisco para a inauguração que ocorrerá no final desse ano. Quem quiser participar da reabertura desse templo magnífico e conhecido mundialmente, organize a sua viagem para que na data, consiga ver o templo sendo reaberto.
Incêndio na Catedral de Notre-Dame
O incêndio que destruiu o telhado e fez a catedral ser fechada ocorreu no ano de 2019, e, após 3 anos do ocorrido, Malak ainda afirmou que a fase de limpeza do projeto de restauração já terminou, o que permitiu já iniciar o trabalho de reconstrução do templo (o trabalho vai começar em junho e tem previsão para terminar em setembro). Logo após o incêndio, o presidente Emmanuel Macrom afimou que a catedral — que remonta ao século 12 — seria reconstruída e mais tarde prometeu reabri-la aos fiéis até 2024, quando a França sediar os Jogos Olímpicos.
A Catedral de Notre-Dame será restaurada ao seu projeto anterior, incluindo a torre de 96 metros (315 pés) projetada pelo arquiteto Eugene Viollet-le-Duc em meados de 1800 e para a qual uma nova madeira foi selecionada. Após a conclusão da fase de segurança em 2021 e dos trabalhos de limpeza do interior da catedral, a reconstrução envolve principalmente a reconstrução da estrutura de madeira do telhado, as abóbadas e a torre. A notícia oficial é via G1.
Catedral de Notre-Dame em Paris, na França, um monumento icônico
A Catedral de Notre-Dame é uma das mais famosas e icônicas catedrais do mundo, sendo um dos templos principais da Europa, localizada em Paris, na França. A construção da Catedral de Notre-Dame coomeçou em 1163 e foi concluída no século XIV. A construção do templo começou no ano de 1163 e levou mais de 200 anos para ser totalmente concluída, sendo aberta ao público no século XIV.
A catedral é um exemplo notável e marcante da arquitetura gótica e é conhecida por sua impponente fachada, suas esculturas detalhadas, vitrais espetaculares e, especialmente, suas torres e gárgulas. O ponto mais alto da Catedral de Notre-Dame é a torre central, que pode ser acessada através de uma escaradia íngreme, local que proporciona uma vista panorâmica e maravilhosa de Paris.
Infelizmente, em 15 de abril de 2019, uma tragédia ocorreu e a Catedral de Notre-Dame sofreu um devastador incêndio que danificou significativamente a estrutura do templo, destruindo o telhado e a icônica agulha central. Desde então, os esforços não tem sido pouco para restaurarem e reconstruir a catedral. Por isso, os fiéis estão muito ansiosos para a reabertura marcada para dezembro desse ano, pois já estão cientes de que o templo vai reabrir ainda mais majestoso do que era.
A Catedral de Notre-Dame de Paris é uma verdadeira obra-prima arquitetônica com uma rica história e detalhes notáveis, que fazem com que seja uma das catedrais mais famosas da Europa e do mundo. Com suas características distintivas, como arcos ogivais, vitrais coloridos fascinantes, rosáceas e arcobotantes, a fachada oeste é toda decorada com esculturas que retratam os eventos bíblicos.