Como chegar em Paris, capital da França? Paris é um dos destinos mais visitados de toda a Europa e do mundo, atraindo milhares de turistas durante o ano todo. A capital da França conta com uma infraestrutura maravilhosa para receber os turistas e deixar aquele gostinho de quero voltar mais vezes.
Para chegar em Paris, vai depender da sua localização atual e de qual meios de transportes você vai precisar. Por isso, o Vale Cada Viagem vai te ajudar com as opções mais comuns para chegar na capital francesa, que incluem avião, trem e carro.

Como chegar em Paris – de avião:
A cidade de Paris conta com três aeroportos, sendo o maior e principal aeroporto o Charles de Gaulle, que recebe voos diariamente de todos os países. O Aeroporto Chales de Gaulle (CDG) é o principal aeroporto de Paris, situado a cerca de 25 quilômetros a nordeste do centro da cidade. Após desembarcar, você pode optar por pegar um táxi, ônibus ou trem para o centro de Paris, saindo deste aeroporto.
Optamos por pegar o trem RER e foi a melhor escolha. Pagamos no ticket único o valor de 11,20 euros e o trajeto foi de aproximadamente 35 minutos. Partimos da estação de dentro do aeroporto e fomos em direção a estação Saint Michel – Notre Dame (a mais próxima do nosso hotel) e foi uma viagem maravilhosa.
Por isso, sempre escolha hotéis para se hospedar que estejam próximos das estações, pois facilita muito a sua locomoção tanto ao chegar em Paris quanto para conhecer a cidade e os pontos turísticos principais.
Já o Aeroporto de Orly (ORY) é uma outra opção para desembarcar em Paris, que está localizado a cerca de 13 quilômetros ao sul do centro. Também conta com algumas opções de transportes públicos, táxis e transfers disponíveis para te levar ao hotel/hospedagem escolhido.
E por último, para quem viaja com companhias aéreas de baixo custo, é comum descer no BVA – Aeroporto Beauvais-Tillé. Embora ele esteja mais distante de Paris, os voos que partem/chegam nesse aeroporto, costumam ser das companhias low cost.
Como chegar em Paris – de trem:
A cidade de Paris, assim como toda a Europa, é bem conectada por trens de alta velocidade (TGV) e trens regionais, facilitando a locomoção tanto dentro da cidade quanto para conhecer outros países vizinhos.
A estação principal em Paris é a Gare du Nord. Sendo assim, para quem está vindo de cidades próximas de Paris ou de outros países europeus, o trem é com toda certeza uma ótima opção, pois além de rápido, é bem mais em conta fazer os trechos de trem quando comparado com os valores das passagens aéreas.
Algumas das grandes cidades de outros países da Europa, incluem Londres, Amsterdã, Bruxelas e Zurique, partindo dessas cidades é bem mais rápido e melhor opção ir de trem. Uma dica é que sempre compre os ingressos com antecedência, nunca deixe para comprar na hora, pois os preços começam a subir com a proximidade da viagem.
Como chegar em Paris – Estação de trem Gare du Nord
Considerada a estação mais movimentada de Paris, com trens que ligam a capital francesa a outras cidades do país, além dos destinos internacionais, que incluem a Bélgica, Holanda, Inglaterra e Suíça. A Gare du Nord faz conexão com as linhas 4 e 5 do metrô e as linhas B e D do RER. É uma estação que independente da hora, sempre vai estar cheia. Por isso, chegue com antecedência para encontrar a plataforma e não correr o risco de perder o trem.
Tempo de percurso de trem para destinos internacionais que partem da Gare du Nord – como chegar em paris
- Paris para Bruxelas: cerca de 1 hora e 20 minutos
- Paris para Londres: cerca de 2 horas e 15 minutos
- Paris para Amsterdã: cerca de 3 horas e 20 minutos
- Paris para Zurique: cerca de 4 horas e 15 minutos
Todos os trechos são feitos com trens de alta velocidade, que contam com assentos bem confortáveis, diversas classes dentro do trem (da mais simples até a executiva) e wi-fi durante todo o trajeto.
Como chegar em Paris – Estação de trem Gare de Lyon
A estação Gare de Lyon é também uma das mais movimentadas de Paris e ela é bem gigante, pois faz trechos tanto dentro da capital francesa quanto alguns destinos no país e também internacionais, entre eles Suíça, Itália e a Espanha. Aqui, você consegue fazer conexão com as linhas 1 e 14 do metrô e as linhas A e D do RER.
Tempo de percurso de trem para destinos internacionais que partem da Gare de Lyon – como chegar em paris
- para Avignon: cerca de 2 horas e 40 minutos
- Paris para Marselha: cerca de 3 horas
- Paris para Genebra: cerca de 3 horas e 10 minutos
- Prais para Barcelona: cerca de 6 horas e 30 minutos
- Paris para Milão: cerca de 7 horas e 10 minutos
Por isso é muito comum que os turistas que vão conhecer a Europa, principalmente Paris, sempre fazem junção de dois destinos em uma única viagem, pois se locomover nos países vizinhos da França é bem prático e confortável.
Como chegar em Paris – Estação de trem Gare de l’Este
A estação Gare de l’Este também faz parte das mais lotadas de Paris e conta com alguns trechos de trens para destinos no leste da França e também para países vizinhos, como a Alemanha, Áustria e Suíça. Nela você tem conexão com as linhas 4, 5 e 7 do metrô de Paris para se locomover dentro da capital francesa.
Tempo de percurso de trem para destinos internacionais que partem da Gare de l’Este – como chegar em paris
- Paris para Estrasburgo: cerca de 1 hora e 45 minutos
- Paris para Colônia: cerca de 3 horas e 50 minutos
- Paris para Zurique: cerca de 4 horas e 30 minutos
- Paris para Munique: cerca de 6 horas
- Paris para Viena: cerca de 13 horas e 16 minutos
Como chegar em Paris – Estação de trem Gare Montparnasse
Essa estação faz conexão com várias partes do oeste da França, incluindo destinos maravilhosos como Rennes, Nantes e Bordeaux. A Gare Montparnasse faz conexão com as linhas 4, 6, 12 e 13 do metrô de Paris.
Tempo de percurso de trem para destinos que partem da Gare Montparnasse – como chegar em paris
- Paris para Tours: 1 hora e 15 minutos
- Paris para Rennes: 1 hora e 30 minutos
- Paris para Nantes: 2 horas
- Paris para Bordeaux: 2 horas
- Paris para La Rochelle: 2 horas e 45 minutos
Como chegar em Paris – de carro:
Essa é uma das opções que recomendamos para quem já estiver na Europa, pois o trânsito de Paris é realmente cheio, o que resulta em engarrafamentos, principalmente nos horários de pico. Vale lembrar também que, os estacionamentos em Paris são bem caros, sendo uma boa opção para quem já está na Europa e não para turistas.
As estradas que dão acesso a Paris são muito bem preservadas e contam com ótimas estruturas. A A1 é a melhor alternativa para quem está vindo da Inglaterra, a A10 para quem vem da Espanha e a A6 para quem vem da Suíça e da Itália.
Como chegar em Paris – dica importante
Como sair do Aeroporto Internacional Charles de Gaulle (CDG) – como chegar em paris
O Aeroporto Charles de Gaulle é o mais famoso em Paris e recebe voos todos os dias de diversos lugares do mundo. Quem chega a Paris por ele, encontrará muitas opções de transportes para se locomover até o seu hotel. Como mencionado acima, optamos por pegar o trem RER para irmos até o hotel. O Trem RER Linha B vai do Aeroporto Charles de Gaulle até as estações Gare Du Norte, Châtelet-Les Halles e Denfert-Rochereau, todas localizadas no centro de Paris.
A viagem de trem dura cerca de 30 a 40 minutos e o valor do bilhete em novembro de 2023 custou 11,20 euros. O trem parte de dentro do Aeroporto Charles de Gaulle e não há como errar encontrar a estação, pois as placas são bem explicativas e estão no idioma francês e inglês. Para quem não fala esses idiomas, basta seguir as setas indicativas que vai sair na estação. Há trem a cada 15 minutos, te leva ao hotel/hospedagem de forma rápida e segura.
Vai viajar para Paris? Não se esqueça de contratar o SEGURO VIAGEM obrigatório, pois os países europeus que participam do Tratado de Schengen, é obrigatório estar com o seguro viagem com cobertura de despesas médicas no mínimo de 30 mil euros antes mesmo da emabrcação. Consulte os planos e escolha o de sua preferência.
