Paris é uma cidade encantadora com uma rica história, cultura e uma variedade imensa de atrações turísticas para conhecer. Por isso, o Vale Cada Viagem vai te apresentar algumas dicas de Paris importantes para que sua viagem seja inesquecível.
Dicas de Paris – se locomover dentro da cidade de metrô:
O transporte público de Paris é muito eficiente e se você quiser conhecer todas as atrações turísticas sem gastar muito (o Uber é bem caro em Paris), a melhor opção é fazer tudo de metro, pois além de mais rápido você ainda economiza. Um trecho que é feito de Uber muitas vezes gasta 30 minutos por conta que o trânsito é caótico, e de metrô, o mesmo trecho não chega a 10 minutos. Por isso, separe um tempo para aprender a usar o metrô e se aventure por Paris.
Uma dica importante antes de começar a te ensinar a usar o metrô é: não se desespere e sempre anote o nome das estações que você está usando, principalmente a estação que estiver mais próxima do seu hotel/hospedagem.
Para quem chega no Aeroporto de Paris – Aeroporto Charles de Gaulle – dependendo do terminal em que você desembarcar, é preciso pegar o metro interno e ir em direção ao salão principal do aeroporto, isso é, sair da área de embarque em direção a saída do aeroporto.
Após chegar na parte do salão principal, você verá muitas máquinas de comprar tickets, onde poderá pagar com dinheiro em espécies, moedas e cartão de crédito internacional. Você vai comprar o bilhete único de trem para descer na sua estação, pois o trem que parte do aeroporto cruza toda Paris. Por exemplo, o nosso hotel ficava bem próximo da Notre Dame, então já fomos sabendo que teríamos que descer na estação Saint Michel – Notre Dame.
Já deixamos anotado que essa seria a nossa estação principal de chegada/partida. Compramos o bilhete único no valor de 11 euros e o trecho demorou cerca de 35 minutos. O trem estava bem vazio, apenas com as pessoas saindo do aeroporto com destino a seus hotéis. Logo a frente vai enchendo de passageiros mais nada que fique lotado.
Dicas de Paris – outra dia muito importante é:
Jamais jogue seu ticket fora, só quando realmente sair da estação, pois algumas a saída é liberada mais a maioria, para sair tem que passar o ticket novamente. Atenção: quando você estiver dentro do aeroporto, após comprar o ticket, não há erro, pois existem muitas placas indicando aonde você irá pegar o trem com destino ao centro de Paris e sua respectiva estação. Por isso, siga as placas e é muito fácil encontrar a estação.
Os franceses são muito prestativos e atenciosos (na nossa experiência foi assim). Mais uma dica essencial para que eles te ajudem é sempre abordar eles em francês e não inglês. Faça o cumprimento em francês e depois fale inglês, pois irão te ajudar.
Na nossa vez, pedimos ajuda todas as vezes que tínhamos dúvidas e fomos muito bem tratados, e duas das vezes que precisamos de ajuda, tanto um francês quanto uma francesa, nos ajudaram até estarmos dentro do nosso trem. Então, não temos o que reclamar sobre andar de metro por Paris.
Dicas de Paris – Qual ticket comprar no metrô de Paris?
Existem vários tipos de tickets para comprar e nossa escolha foi os bilhetes únicos. Não há erro, pois as maquinas são em francês, inglês e espanhol, então é bem fácil comprar. Escolhemos todas as vezes o bilhete único que custava 2,20 euros.
Para quem já sabe que vai andar muito de metrô, pode escolher o Navagio e ir abastecendo, mas como nosso hotel estava muito bem localizado, fizemos muita coisa a pé, e vamos combinar que Paris pede caminhadas, para que você consiga realmente conhecer vários cantinhos únicos da capital francesa.
Compramos sempre o bilhete único, andamos muito por Paris, tanto de dia quanto ao anoitecer e sempre foi tranquilo. Algumas horas estava mais cheio, mas evitávamos o horário de pico e todas as vezes, não temos o que reclamar. Quanto aos nossos pertences, sempre com atenção, bolsa na frente (o que para nós brasileiros não é nada fora do normal), e foi tudo tranquilo.
Dicas de Paris – comparação Uber x andar de Metrô por Paris:
A cada vez que andamos de metrô gastamos o valor de 4,40 euros, mas muitas das vezes o percurso era longo e só gastávamos isso, pois trocávamos de trem dentro das plataformas (basta seguir os mapas que estão na estação). No total nosso de 6 dias dentro de Paris, andamos de Uber 3 vezes apenas e foi a nossa melhor escolha.
1 trecho de metrô: 4,40 euros – 1 ida de Uber: 15 euros
Então, se não quer gastar com Uber, opte pelo metrô pois a diferença é realmente gritante quando soma no final do dia.
Dicas de Paris – Documentos e visto para entrar em Paris, na França:
Para nós brasileiros, não é necessário visto de turismo para permanência de até 90 dias na França e em outros países que fazem parte do Acordo Schengen. O passaporte deve ter validade superior a 3 meses em relação à data prevista para a saída do país.
No entanto, ainda que não seja necessário visto para entrada na França, alguns documentos podem ser exigidos no momento do desembarque, por isso tenha eles em mãos pois podem ser que não pedem, mas se solicitarem que apresente e você não estiver com os documentos corretos, pode ser impedida (o) de entrar no país.
Alguns documentos mais comuns de serem exigidos a apresentação incluem: comprovantes de reserva de hospedagem, passagem de ida e volta, comprovante de recursos financeiros, seguro-saúde válido em todos os países membros do acordo (tendo como cobertura o valor mínimo de 30 mil euros), entre outros.
Confira aqui os detalhes da documentação que deve ser apresentada, caso solicitada, segundo informações do Ministério das Relações Exteriores:
- Dicas de Paris: Passagem de volta dentro do período máximo permitido de estadia (90 dias). O cidadão brasileiro que está em viagem para a França a turismo pode permanecer até 90 dias dentro de um período de 180 dias. Exemplo: se o turista permanecer 90 dias na França, deverá sair e só poderá retornar depois de decorridos outros 90 dias). Dessa forma, a passagem de retorno não pode estar marcada para período posterior ao limite máximo de permanência, que são de 90 dias;
- Dicas de Paris: Seguro-saúde obrigatório: o seguro saúde deve cobrir todas as despesas médicas, hospitalares e de mortes que possam ocorrer durante toda a estadia na França, incluindo despesas de repatriação por motivos médicos, no valor de 30 mil euros. O seguro deve ser providenciado antes da chegada em território francês;
- Dicas de Paris: Comprovante de hospedagem: se for se hospedar em hotel, é necessário apresentar às autoridades de imigração o comprovante da reserva de hotel pelo período da estada na França. Para quem for se hospedar em residência de familiares ou amigos, é necessária a apresentação, no desembarque da França, do documento “attestation d’accueil” (atestado de acolhimento), que deve ser providenciado pelo anfitrião na França junto à Prefeitura da cidade de residência do familiar ou amigo;
- Dicas de Paris: Comprovação de meios financeiros, como dinheiro, cheque de viagem, cartões bancários internacionais, etc. No caso de não apresentação de uma reserva de hotel, o visitante deve comprovar possuir 120 euros por dia de estadia para cobrir suas despesas (exemplo: permanência de 10 dias, 1200 euros por pessoa). Para quem já está com a reserva de hotel feita, o montante a ser comprovado é de 65 euros. Para quem estiver se hospedando com amigos/familiares, o valor exigido é de 32,50 euros por dia por pessoa;
- Dicas de Paris: Documentos que atestem a finalidade e as condições da sua estadia na França, se o motivo de estar entrando no país é turismo ou profissional ou para internação ou trabalho de pesquisa;
- Dicas de Paris: Passaporte válido. Para entrar em território francês, é exigido que o passaporte tenha validade superior a 3 meses no momento da saída da área francesa;
- Dicas de Paris: O Consultado-Geral deixa bem claro que, a França, como qualquer outro país, é soberana para admitir ou impedir a entrada em seu território de quem bem entender, mesmo que o interessado cumpra todos os requisitos acima.
Dicas de Paris – Países que fazem parte do Acordo de Schengen – continente europeu:
Atualmente, o Tratado de Schengen abrange 26 países europeus, 22 dos quais são Estados-Membros da União Europeia. Os países que fazem parte do acordo incluem: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, República Checa, Suécia e Suíça.
Dicas de Paris – Segurança em Paris:
Em geral, a capital francesa é bem segura, porém golpes e pequenos furtos tem se tornado cada vez mais frequentes, especialmente nos pontos turísticos mais badalados, como a Torre Eiffel, a Basílica do Sagrado Coração e no metrô.
Por isso, sempre fique atento e não deixe a carteira à mostra ou a bolsa aberta, pois eles podem roubá-lo da maneira mais sutil possível. Você só vai perceber quando precisar de algo e ver que não está mais na bolsa. Sendo nos pontos turísticos ou lugares mais cheios, deixe a bolsa na parte da frente, use os bolsos dianteiros e curta os passeios sem medo.
Outro alerta é que assim como em outros países bem cheios de turistas, em Paris há diversas pessoas que te abordam, alguns contando algo sobre abaixo-assinado, evite essas pessoas. Se puxarem conversa, apresse o passo e apenas ignore.
** O golpe do abaixo-assinado, é na hora que uma pessoa ou um grupo aborda o turista pedindo a assinatura, seguida de uma contribuição em dinheiro. No momento em que a negociação acontece, o golpista aproveita para fazer uma limpa nos bolsos e na mochila do turista, tudo isso sem a pessoa perceber pois é bem sutil.
A recomendação é que seja em Paris ou em outras grandes cidades, não de confiança a pessoas estranhas que vem puxando conversa e cuide dos seus pertences.
Dicas de Paris – Horários, quando funciona e ingressos das atrações na capital francesa:
Muitos lugares, especialmente restaurantes, podem ter horários específicos para almoço e jantar, sendo importante estar ciente dos hábitos locais. Fique atento também ao horário e dia de funcionamento das atrações, museus e pontos turísticos. É muito comum em Paris, que atrativos fechem às segundas ou terças-feiras. Anote os dias de funcionamento dos lugares que você pretende conhecer para organizar melhor o seu roteiro e não desperdiçar tempo em Paris.
Dicas de Paris – Compras online de ingressos e agendamento para evitar filas:
Outro detalhe muito importante a ser considerado são os agendamentos e compras de ingresso online. Há alguns museus nos quais o agendamento é obrigatório ou muito recomendável, caso do Louvre, do Palácio de Versalhes e do Panteão. Em período de alta temporada, como os meses de julho e agosto, é preciso garantir seu ingresso com antecedência, pois a capital francesa fica lotada de turistas e as atrações ficam bem cheias.
Para evitar filas gigantes e demoradas, a dica é a compra do ingresso antecipado online com horário agendado, ou ainda um dos passes turísticos, como é o Paris Museum Pass, que te dá acesso prioritário e sem fila a mais de 50 atrações turísticas. Vale a pena porque você não perde tempo nas filas e também economiza dinheiro, pois se você somar o valor de cada ingresso individualmente, vai perceber que o Paris Museum Pass fica mais em conta.
**Todos os museus aceitam ingresso online e não é necessário imprimir o ingresso para apresentar. Basta mostrar a tela do celular. (dicas de Paris)
Para quem não se organizou, não conseguiu comprar o ingresso antecipado e não fez o agendamento online, escolha ir ao museu depois do meio da tarde, pois nesse horário é mais vazio se comparado ao horário da manhã. Você terá menos tempo para curtir e explorar o museu, mas também não irá perder tempo nas filas gigantes.
Dicas de Paris: Sobre o Paris Museum Pass
Para quem quer conhecer uma boa quantidade de atrações turísticas da capital francesa gastando pouco, a melhor opção é a compra do Paris Museum Pass, um passe turístico que dá acesso a mais de 50 atrações, entre elas os principais museus e monumentos da cidade e arredores, com exceção da belíssima Torre Eiffel, que não está inclusa nesse valor e precisará pagar à parte. Além disso, com o Museum Pass você não precisará enfrentar filas gigantes e perder tempo para entrar nas atrações.
Há três versões para você escolher do Paris Museum Pass, e é necessário avaliar qual delas se encaixa melhor no seu roteiro. Ele começa a contar a partir do momento do primeiro uso. Por isso, faça um cálculo da soma do valor de cada ingresso dos museus e atrações que deseja conhecer em Paris e compare com o valor do Museum Pass. Ele sempre vai mais vantajoso, pois além da soma ficar menor do que comprado individualmente, você vai entrar nas atrações sem precisar passar pela fila.
Antes de adquirir, organize o seu roteiro e tenha em mente quais as atrações turísticas e museus que você quer conhecer. Quanto mais atrações você for, melhor é optar pelo Museus Pass.
Confira no site oficial mais informações sobre o Paris Museum Pass e a lista completa dos museus e atrações turísticas que estão incluídas no valor.
Dicas de Paris – para os restaurantes
Em Paris, não há uma regra sobre a gorjeta, sendo comum alguns restaurantes cobrarem um percentual na própria conta, posteriormente repassado ao prestador de serviço. Mas, é comum deixar valores entre 1 e 3 euros em restaurantes mais simples ou 5% do valor total nos estabelecimentos mais sofisticados. É claro que dar gorjeta ou não sempre é uma escolha do cliente, e você pode optar por falar que não quer deixar a gorjeta.
Vale lembrar também que quando chegar em um restaurante em Paris, aguarde peço garçom que irá te receber na porta e mostrar a mesa em que é para sentar. Não vá entrando e escolhendo mesa, pois eles não gostam. Espere pelo garçom e ele vai te atender muito bem.
Dicas de Paris – como escolher o melhor hotel em Paris
Muitos dos viajantes que vão para Paris não acertam na localização, e ela torna sua viagem muito mais prática. Sabemos que se hospedar mais afastado do centro e da região turística é mais barato, mas nem sempre o barato é a melhor escolha e acaba saindo mais caro ter que depender de Uber. Por isso, escolha hotéis entre o 2º e a 8º arrondisement, que estará próximo de atrações turísticas e a área voltada para os viajantes, e assim facilita a locomoção dentro de Paris.
Nos hospedamos próximo da Catedral Notre Dame e foi nossa melhor escolham pois havia duas estações de metrô próxima, avenidas, restaurantes e cafés, além de mercados e estabelecimentos comerciais. Se estiver em dúvida de algum lugar para se hospedar, fique no Hotel College de France, você vai amar.
Dicas de Paris – Recomendações de hotéis mais reservados e recomendados em Paris:
- Ibis Paris Tour Eiffel Cambronne 15ème – nota 7,5
- Hotel College de France – nota 8,9
- Hotel MINERVE – nota 8,3
- Novotel Paris Les Halles – nota 8,6