Guia completo de Petrolina, em Pernambuco: quando ir, onde ficar, o que fazer, onde comer, dicas e muito mais sobre esse destino encantador. Petrolina está localizada no interior de Pernambuco, há 715 km da capital de Recife. É um grande centro econômico do estado, sendo uma cidade dividida entre a área urbana e a rural e por isso, o Vale Cada Viagem escreveu especialmente para você, tudo o que precisa saber sobre Petrolina, para curtir cada pedacinho dessa cidade incrível.
A cidade também fica situada bem próximo de Juazeiro do Norte, localizado na Bahia (aproximadamente 350 km de distância). Petrolina está em um lado do São Francisco e Juazeiro do Norte fica do outro lado, já em outro estado. Conhecida como a “Califórnia Sertaneja”, Petrolina é considerada uma das melhores cidades para se viver no Nordeste e um destino maravilhoso para conhecer também.
A cidade se situa as margens do Rio São Francisco – o famoso Velho Chico, fazendo do sertão um lugar com praias e ilhas lindas para visitar.
Dona de uma cultura viva, famosa por seus cultivos de frutas e pela produção de vinhos que já foram premiados no Brasil, a cidade reserva grandes surpresas para os visitantes. Com uma população de aproximadamente 360 mil habitantes em Petrolina, a região da cidade é conhecida também como a cidade berço de algumas celebridades musicais, como é o caso da famosa cantora Ivete Sangalo.
Programas é o que não falta dessa cidade linda. Com várias atrações para encantar os turistas, Petrolina sabe como agradar também pelo paladar: com os famosos pratos típicos feitos com bode ou carneiro (herança da tradição sertaneja), e, com os vinhos fabricados pela região no Vale do São Francisco.
A cidade de Petrolina, em Pernambuco
Para quem adora curtir destinos com muitas belezas naturais, podendo apreciar a vida no sertão com um rio tão famoso banhando à cidade, desfrutar de dias de tranquilidade, bebericar um bom vinho produzido na região e vivenciar à cultura brasileira tão viva não pode deixar de conhecer Petrolina. É o destino ideal.
Para os amantes do calor também, pois como o seu clima é semiárido quente e seco, não espere temperaturas amenas. A cidade faz uma junção perfeita, sendo: boa música, comida deliciosa e uma natureza para lá de espetacular.
Além de que, você pode decidir conhecer Petrolina e colocar Juazeiro na mesma viagem, pois como mencionado acima, uma é bem próxima da outra. Fazendo as duas viagens juntas, você terá conhecido uma cidade de Pernambuco e uma cidade da Bahia.
A nossa recomendação é que você alugue um carro. Assim que chegar no Aeroporto Internacional de Petrolina, opte por alugar um carro e não precisar depender de meios de locomoção, pois é muito mais gostoso curtir um destino quando tem liberdade para ir aonde quiser. Quer conhecer alguma atração ou fazer algum passeio que não seja tão próximo do seu hotel? Já tem o carro ali, é bem prático.
Quantos dias ficar em Petrolina?
Petrolina tem atrações para pelo menos uma semana e se você conseguir uma boa estadia na cidade com dias sobrando, melhor ainda. Poder desbravar esse destino é incrível e uma oportunidade única. Conhecer as ilhas, o centro da cidade, as vinícolas, desfrutando dos vinhos e espumantes locais que fazem jus à fama (são de altíssima qualidade).
Você pode montar o roteiro para desbravar Petrolina, começando o primeiro dia explorando a cidade, fazendo passeio pela orla do Rio São Francisco, visitando à Ponte Presidente Dutra, conhecendo o centro histórico e a Catedral de Petrolina e claro, aproveitando para experimentar a culinária local em algum dos restaurantes da região, que conta com pratos típicos deliciosos.
No segundo dia, reserve um tempo para visitar as vinícolas locais, fazer um tour guiado e ainda degustar os vinhos, e também, passear pela Feira do Produtor. No terceiro dia do roteiro, faça um passeio de barco pelo maravilhoso Rio São Francisco ou visite à Ilha do Rodeadouro. Caminhe pela Ciclovia do Rio São Francisco explorando as praias fluviais da região e apreciando o cenário encantador de Petrolina.
Pode incluir também conhecer e explorar os museus, participar dos eventos culturais que ocorrem durante o ano todo, compras artesanatos regionais e aproveitar ainda mais, a gastronomia dos restaurantes e bares.
É claro que, são sugestões para facilitar que você, leitor do nosso guia, monte o roteiro para conseguir aproveitar ao máximo o destino. Se você tiver menos tempo, pode focar nas atrações turísticas que mais tenha interesse, e, para quem tem uma estadia mais longa, aproveite para explorar tudo o que a cidade proporciona aos visitantes.
Dicas extras de Petrolina
- Não esqueça o protetor solar, pois a cidade faz muito calor e o sol queima forte;
- Como toda cidade grande, evite andar por ruas vazias à noite e fique atento aos seus pertences durante o dia, pois ocorre muitos furtos com os turistas;
- O River Shopping de Petrolina é bem gostoso e se quiser comer pratos feitos, lá tem algumas opções;
- Não deixe de experimentar um vinho produzido na região, pois é certeza que vai te agradar;
- Desfrute da boa gastronomia local para guardar de lembrança o tempero e o sabor de Petrolina;
- Há caixas eletrônicos 24 horas se precisar sacar dinheiro;
- Na cidade tem Uber caso precise se deslocar para um lugar mais longe;
- Se puder optar por locar um carro é bem melhor para se locomover;
- Fique atento (a) aos valores dos taxistas quando chegar no Aeroporto. Alguns cobram valores exorbitantes quando percebem que é turista;
- Conheça o centrinho da cidade e compre lembrancinhas nas lojas de artesanatos;
- Se quiser se hospedar na parte nova da cidade, fique nos bairros Grageru e Jardins (é a parte mais moderna de Petrolina).
Petrolina ficou conhecida por suas belezas naturais e também, pela produção de frutas como uvas e manga, oferecendo visitas as fazendas e pomares que são um sucesso entre os visitantes, especialmente durante a colheita das frutas, vivendo uma experiência única. A região é banhada pelo famoso Rio São Francisco, e o passeio pelo vale proporciona paisagens encantadoras da região. Aproveite para explorar a beleza natural e as principais atrações turísticas.
E não se esqueça do SEGURO VIAGEM. Mesmo sendo uma viagem nacional, é importantíssimo contratar o seguro para que se ocorrer alguma emergência, você tenha um atendimento rápido e com segurança.