Guia de Pirenópolis – tudo o que precisa saber sobre essa cidadezinha goiana charmosa e única você vai encontrar aqui. Quando ir, como chegar, dicas, onde ficar, o que fazer e muito mais. Esse artigo é feito exclusivamente para você, que gosta de destinos interioranos recheados de surpresas boas.
Pirenópolis é uma cidadezinha histórica que se situa no estado de Goiás e fica a 130 km de Goiânia e a 150 km de Brasília. Por isso, se você estiver tanto em Goiânia quanto em Brasília, pode separar um tempo para conhecer Pirenópolis, um lugar charmoso e recheado de história e lugares incríveis para conhecer.
A cidade de Pirenópolis exala clima de destinos interiorano, onde os turistas vão para conhecer lugares novos e para descansar a mente em um lugar calmo e relaxante.
A cidade que foi tombada como Patrimônio Nacional pelo Iphan no ano de 1989 devido aos seus casarões antigos e suas igrejas centenárias, carrega uma cultura riquíssima nas arquiteturas e gastronomia local, por isso, vale a pena conhecer Pirenópolis.
Sabe aqueles destinos que chegamos sem muitas expectativas e após conhece-lo se torna um dos favoritos? Pirenópolis é exatamente assim de acordo com os relatos de vários turistas que conhecem e sempre que podem voltar, aproveita ao máximo esse lugar de sossego.
Se engana quem pensa que não há o que fazer em Pirenópolis e a cidadezinha se resume ao seu Centro Histórico. Para os amantes da natureza, esse destino é certeiro pois a maioria dos passeios e atrações são em contato com a natureza, onde você pode respirar um ar novo e deixar a correria do dia a dia de lado por alguns dias. A cidade também conta com boas pousadas e bons restaurantes.
Para quem não tem muito tempo para ficar em Piri, faça um bate volta que também vai valer a pena, e é um destino tão acolhedor que agrada quem simplesmente quer respirar um ar tranquilo e também quem procura por aventuras, por um bom banho de cachoeira gelado para lavar o corpo e a mente.
Por possuir um acesso fácil e estar próximo das duas grandes cidades, é bem fácil ir até Piri para passar o dia lá. Se possível, fique 2 dias para aproveitar bem a cidade.
Curiosidades sobre a cidade de Pirenópolis
A cidade de Pirenópolis já se chamou Meia Ponte e passou a ter esse novo nome apenas no ano de 1890 por fazer uma homenagem a serra dos Pirineus. Daí o nome de Pirenópolis que significa a “Cidade dos Pirineus”.
Outra curiosidade é que a Globo gravou a primeira novela original do Globoplay com alguns capítulos em Pirenópolis. Isso fez um sucesso na cidade tornando Piri mais visível.
O que levar para aproveitar bem a cidade
Piri não é um destino onde você precisa ficar se preocupando com vestidos e salto alto, pois o máximo de conforto que você estiver nos pés, vai ajudar muito caminhar pelas ruazinhas da cidade e pelos passeios.
Por isso, alguns itens são essenciais para sua viagem ser maravilhosa, sendo:
- Tênis confortável de caminhada
- Protetor solar
- Repelentes contra insetos
- Calça Legging para as caminhadas
- Roupa de banho
- Mochila boa para carregar seus itens pessoais, principalmente água, barrinha de cereal e o protetor
- Medicamentos de uso pessoal
- Um casaco (Pirenópolis é muito calor durante o dia mais a noite você vai agradecer de ter um casaco)
Pirenópolis é destino para agradar a todos os gostos e idade, por isso se organize para curtir muito essa cidadezinha sendo apenas um bate volta ou se hospedar por um final de semana. Além de aconchegante, é super fofa para fazer várias fotos e guardar de lembrança.
Não é à toa que alguns influenciadores têm ido para Piri passar o final de semana, porque é um lugar encantador que te dá duas opções: descansar muito e simplesmente relaxar ou passear muito e conhecer várias cachoeiras.
Dicas Extras de Pirenópolis:
- O DDD de Pirenópolis é 62 e a maioria das tomadas são 220;
- Cidadezinha pacata considerada muito segura para caminhar pelo centrinho e suas ruas a noite. No entanto, não deixe seus pertences sem seus cuidados, principalmente quando for nas cachoeiras; Atenção nas suas coisas nunca é demais;
- Para visitar as cachoeiras a melhor opção é estar com dinheiro em mãos, pois a maioria não aceita cartão;
- Nas áreas rurais e nas cachoeiras é difícil o sinal do celular pegar, por isso, se organize antes de ir para os passeios para não ficar em apuros caso o celular não pegue;
- Pirenópolis faz bastante calor no verão, então na hora de fazer as trilhas e cachoeiras tenha em mãos água e barrinha de cereal para não ficar desidratado e passar mal;
- Não se esqueça do protetor solar;
- Não deixe de ter a experiência de um restaurante em Piri, pois os ambientes costumam ser bem aconchegantes com uma culinária deliciosa.
Não deixe de contratar o SEGURO VIAGEM. Alguns turistas quando vão fazer uma viagem nacional não dão muita atenção, mais na hora da emergência acaba passando apuros por não ter o serviço contratado. Por isso, mesmo que a viagem for dentro do Brasil, sempre vá com o Seguro, pois caso aconteça qualquer imprevisto, vai ter um atendimento com mais conforto.