O que fazer em Pirenópolis? Confira as atrações e pontos imperdíveis que você precisa conhecer quando for na famosa Piri, uma cidadezinha interiorana repleta de charme e cantinhos incríveis para você conhecer.
Pirenópolis é uma cidade histórica bem pequena, mais conta com atrações e pontos turísticos para os visitantes conhecer a beça. A cidadezinha não se resume apenas as cachoeiras, pois tem muito mais para conhecer.
Para quem está com um tempo livre, se hospedar em Pirenópolis entre 4 e 5 dias proporciona que você consiga conhecer todos os pontos e pedacinho dessa cidade goiana. No entanto, como os turistas costumam ir para passar o final de semana em um lugar sossegado, vamos colocar abaixo os lugares e o que fazer que não podem faltar no seu roteiro.
O que fazer em Pirenópolis – Caminhar pelas ruas de Pirenópolis e pelo Centro Histórico:
Para conhecer bem de pertinho o Centro Histórico de Pirenópolis, comece o passeio pela Igreja Nossa Senhora do Rosário, pois nesse ponto você consegue ter uma vista bem agradável da cidade. Depois, você pode escolher caminhar pelas ruas e ir conhecendo cada pedacinho de Piri e seus casarões coloniais que dão um charme extra na cidade.
Você pode conhecer a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim e a Igreja e Museu de arte Sacra Nossa Senhora do Carmo, que também são dois pontos turísticos imperdíveis para quem visita à cidade.
Outro ponto muito lindo é andar pela Ponte do Rio das Almas, onde você tem um cenário bem caprichado da cidade. Pirenópolis pede um passeio a pé, caminhando sem pressa e apreciando cada casarão e construção antiga que há pela cidade. Suas ruazinhas são cheias de charme e andar pelo Centrinho causa uma sensação de tranquilidade.
O que fazer em Pirenópolis – Fazenda Babilônia:
Fundada em 1800 e tombada como Patrimônio Nacional, a Fazenda foi construída por escravos e até o dia de hoje sua estrutura se mantém exatamente como era no passado.
Além de poder conhecer um lugar tão rico em história que é um marco na vida de Pirenópolis, você pode se deliciar com um café da manhã colonial com comidas caseiras daqueles bem deliciosos.
O que fazer em Pirenópolis – Venda do Bento Museu e Restaurante:
É um restaurante perfeito para comer e além disso, é um ponto turístico que preserva uma cultura intacta. A decoração do restaurante é um museu, que conta com artigos de decorações de fazendeiros muito antigos, tornando o lugar muito sofisticado. E mais, aqui você vai poder ver pavões e algumas aves que estão no local.
O que fazer em Pirenópolis – Cidade de Pedra:
Esse é um passeio um pouco fora de Pirenópolis, por isso necessita de guia mais vale muito a pena.
A Cidade de Pedra leva esse nome por ser composta por formações rochosas com formatos de cânions, animais, labirintos e alguns objetos. Para quem quer entrar em contato com a natureza fora das cachoeiras é a melhor pedida.
O que fazer em Pirenópolis – Assistir ao pôr do sol na Rua Aurora:
Situada próxima a Rua do Lazer, é uma das partes mais lindas de Piri. Com um toque europeu, as calçadas são largas e possuem gramados o que proporciona aos restaurantes colocarem as cadeiras e mesas na área externa, deixando o ambiente mais encantador ainda. A rua é repleta de árvores e palmeiras e assistir ao pôr do sol aqui é mágico.
O que fazer em Pirenópolis – Passear a noite:
No centrinho a noite funciona os restaurantes e fica com um clima bem charmoso. A Rua do Lazer conta com o polo gastronômico de Pirenópolis e você encontra os barzinhos e restaurantes aqui para se divertir e ter uma noite agradável.
O que fazer em Pirenópolis – Cachoeiras para visitar em Pirenópolis:
É claro que não podemos deixar de fora as famosas cachoeiras da cidade, já que muitos dos turistas vão até Pirenópolis para ter um contato a mais com a natureza e tomar um bom banho gelado de cachoeira.
A região de Pirenópolis conta com mais de 80 cachoeiras, no entanto, nem todas são abertas para visitação. Mais essas que vamos mencionar abaixo são imperdíveis e você precisa conhecer.
Cachoeira dos Dragões – localizada a 43 km da cidade, sendo 27 km de asfalto e 18 km de estrada de terra. Ela fica situada na Região Várzea do Lobo e é necessário guia turístico para conhecer, pois o percurso é longo podendo levar até 4 horas. (o que fazer em Pirenópolis)
Cachoeira do Lázaro – localizada a 11 km de Pirenópolis, sendo 8 km de estrada de terra, a cachoeira é perfeita para quem está em família, já que a correnteza dela é quase nula. Há uma ótima estrutura também contando com restaurantes, guias e salva vidas. (o que fazer em Pirenópolis)
Cachoeira Meia Lua – localizada a 5 km da cidade na Fazenda Meia Lua, abre todos os dias para visitação e é uma delícia para levar os amigos e família para apreciar tamanha beleza natural. Uma das quedas d’água da Cachoeira Meia Lua termina em piscina natural, que é uma festa para quem quer tomar um bom banho. (o que fazer em Pirenópolis)
Cachoeira do Abade – uma das mais famosas está localizada a 17 km da cidade sendo 11 km de estrada de terra, na Fazenda Cabaçais. Funciona todos os dias com exceção de terça-feira e conta com uma ótima estrutura para os visitantes poderem curtir o dia. Ela é ideal para quem quer praticar rapel.
Cachoeira Usina Velha – localizada a 4 km da cidade na saída para a Serra dos Pinireus, a cachoeira termina com uma piscina natural de água cristalina. Tem lugares bem rasos e com trilha fácil. Abre todos os dias.
Cachoeira do Rosário – bem localizada, a Cachoeira do Rosário recebe visitas todos os dias e conta com uma boa estrutura de banheiros e pontos para tomar água e se alimentar.
Cachoeira das Araras – situada a 17 km da cidade, no Rio Dois Irmãos, ela tem um fácil acesso e abre para visitação todos os dias. A cachoeira tem 7 metros de queda finalizada e é um lugar com uma estrutura muito boa, tendo restaurantes e até pousada para quem quer se hospedar.
Cachoeira Paraíso – localizada na Fazenda Araras (com distância de 30 km da cidade), ela impressiona todos os visitantes com tamanha beleza. Com vegetações típicas do cerrado, o poço tem aproximadamente 60 metros e 6 de profundidade de uma água cristalina intensa. É ideal também para quem está passeando com as crianças.
O que não vai faltar na sua viagem são opções de lugares para conhecer e atividades para fazer, por isso, viajar para Pirenópolis é saber que vai desfrutar de muita diversão, ter um contato maravilhoso com a natureza e conhecer esse pedacinho de Goiás encantador.