O que fazer em Pirenópolis

publicidade Booking.com
publicidade Booking.com

O que fazer em Pirenópolis? Confira as atrações e pontos imperdíveis que você precisa conhecer quando for na famosa Piri, uma cidadezinha interiorana repleta de charme e cantinhos incríveis para você conhecer.

Pirenópolis é uma cidade histórica bem pequena, mais conta com atrações e pontos turísticos para os visitantes conhecer a beça. A cidadezinha não se resume apenas as cachoeiras, pois tem muito mais para conhecer.

Para quem está com um tempo livre, se hospedar em Pirenópolis entre 4 e 5 dias proporciona que você consiga conhecer todos os pontos e pedacinho dessa cidade goiana. No entanto, como os turistas costumam ir para passar o final de semana em um lugar sossegado, vamos colocar abaixo os lugares e o que fazer que não podem faltar no seu roteiro.

O que fazer em Pirenópolis? Uma das atrações imperdíveis são as maravilhosas cachoeiras.
O que fazer em Pirenópolis? Uma das atrações imperdíveis são as maravilhosas cachoeiras.

O que fazer em Pirenópolis – Caminhar pelas ruas de Pirenópolis e pelo Centro Histórico:

Para conhecer bem de pertinho o Centro Histórico de Pirenópolis, comece o passeio pela Igreja Nossa Senhora do Rosário, pois nesse ponto você consegue ter uma vista bem agradável da cidade. Depois, você pode escolher caminhar pelas ruas e ir conhecendo cada pedacinho de Piri e seus casarões coloniais que dão um charme extra na cidade.

Você pode conhecer a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim e a Igreja e Museu de arte Sacra Nossa Senhora do Carmo, que também são dois pontos turísticos imperdíveis para quem visita à cidade.

Outro ponto muito lindo é andar pela Ponte do Rio das Almas, onde você tem um cenário bem caprichado da cidade. Pirenópolis pede um passeio a pé, caminhando sem pressa e apreciando cada casarão e construção antiga que há pela cidade. Suas ruazinhas são cheias de charme e andar pelo Centrinho causa uma sensação de tranquilidade.

O que fazer em Pirenópolis – Fazenda Babilônia:

Fundada em 1800 e tombada como Patrimônio Nacional, a Fazenda foi construída por escravos e até o dia de hoje sua estrutura se mantém exatamente como era no passado.

Além de poder conhecer um lugar tão rico em história que é um marco na vida de Pirenópolis, você pode se deliciar com um café da manhã colonial com comidas caseiras daqueles bem deliciosos.

O que fazer em Pirenópolis – Venda do Bento Museu e Restaurante:

É um restaurante perfeito para comer e além disso, é um ponto turístico que preserva uma cultura intacta. A decoração do restaurante é um museu, que conta com artigos de decorações de fazendeiros muito antigos, tornando o lugar muito sofisticado. E mais, aqui você vai poder ver pavões e algumas aves que estão no local.

O que fazer em Pirenópolis – Cidade de Pedra:

Esse é um passeio um pouco fora de Pirenópolis, por isso necessita de guia mais vale muito a pena.

A Cidade de Pedra leva esse nome por ser composta por formações rochosas com formatos de cânions, animais, labirintos e alguns objetos. Para quem quer entrar em contato com a natureza fora das cachoeiras é a melhor pedida.

O que fazer em Pirenópolis – Assistir ao pôr do sol na Rua Aurora:

Situada próxima a Rua do Lazer, é uma das partes mais lindas de Piri. Com um toque europeu, as calçadas são largas e possuem gramados o que proporciona aos restaurantes colocarem as cadeiras e mesas na área externa, deixando o ambiente mais encantador ainda. A rua é repleta de árvores e palmeiras e assistir ao pôr do sol aqui é mágico.

O que fazer em Pirenópolis – Passear a noite:

No centrinho a noite funciona os restaurantes e fica com um clima bem charmoso. A Rua do Lazer conta com o polo gastronômico de Pirenópolis e você encontra os barzinhos e restaurantes aqui para se divertir e ter uma noite agradável.

O que fazer em Pirenópolis – Cachoeiras para visitar em Pirenópolis:

É claro que não podemos deixar de fora as famosas cachoeiras da cidade, já que muitos dos turistas vão até Pirenópolis para ter um contato a mais com a natureza e tomar um bom banho gelado de cachoeira.

A região de Pirenópolis conta com mais de 80 cachoeiras, no entanto, nem todas são abertas para visitação. Mais essas que vamos mencionar abaixo são imperdíveis e você precisa conhecer.

Cachoeira dos Dragões – localizada a 43 km da cidade, sendo 27 km de asfalto e 18 km de estrada de terra. Ela fica situada na Região Várzea do Lobo e é necessário guia turístico para conhecer, pois o percurso é longo podendo levar até 4 horas. (o que fazer em Pirenópolis)

Cachoeira do Lázaro – localizada a 11 km de Pirenópolis, sendo 8 km de estrada de terra, a cachoeira é perfeita para quem está em família, já que a correnteza dela é quase nula. Há uma ótima estrutura também contando com restaurantes, guias e salva vidas. (o que fazer em Pirenópolis)

Cachoeira Meia Lua – localizada a 5 km da cidade na Fazenda Meia Lua, abre todos os dias para visitação e é uma delícia para levar os amigos e família para apreciar tamanha beleza natural. Uma das quedas d’água da Cachoeira Meia Lua termina em piscina natural, que é uma festa para quem quer tomar um bom banho. (o que fazer em Pirenópolis)

Cachoeira do Abade – uma das mais famosas está localizada a 17 km da cidade sendo 11 km de estrada de terra, na Fazenda Cabaçais. Funciona todos os dias com exceção de terça-feira e conta com uma ótima estrutura para os visitantes poderem curtir o dia. Ela é ideal para quem quer praticar rapel.

Cachoeira Usina Velha – localizada a 4 km da cidade na saída para a Serra dos Pinireus, a cachoeira termina com uma piscina natural de água cristalina. Tem lugares bem rasos e com trilha fácil. Abre todos os dias.

Cachoeira do Rosário – bem localizada, a Cachoeira do Rosário recebe visitas todos os dias e conta com uma boa estrutura de banheiros e pontos para tomar água e se alimentar.

Cachoeira das Araras – situada a 17 km da cidade, no Rio Dois Irmãos, ela tem um fácil acesso e abre para visitação todos os dias. A cachoeira tem 7 metros de queda finalizada e é um lugar com uma estrutura muito boa, tendo restaurantes e até pousada para quem quer se hospedar.

Cachoeira Paraíso – localizada na Fazenda Araras (com distância de 30 km da cidade), ela impressiona todos os visitantes com tamanha beleza. Com vegetações típicas do cerrado, o poço tem aproximadamente 60 metros e 6 de profundidade de uma água cristalina intensa. É ideal também para quem está passeando com as crianças.

O que fazer em Pirenópolis, uma cidade repleta de atrações encantadoras
O que fazer em Pirenópolis, uma cidade repleta de atrações encantadoras

O que não vai faltar na sua viagem são opções de lugares para conhecer e atividades para fazer, por isso, viajar para Pirenópolis é saber que vai desfrutar de muita diversão, ter um contato maravilhoso com a natureza e conhecer esse pedacinho de Goiás encantador.

15 destinos excelentes para viajar sozinho no exterior

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais

Priscila Furtado
Priscila Furtado
Cofundadora do valecadaviagem.com. Agente de viagens apaixonada em realizar sonhos para que vocês tenham os melhores momentos proporcionados por viagens maravilhosas. Sou entusiasta em locais turísticos e exóticos.

Veja também

Onde ficar em Cartagena

Onde comer em Cartagena

O que fazer em Cartagena

Quando ir em Cartagena

Como chegar em Cartagena

Guia de Cartagena

Planejando sua viagem?

Você também pode gostar

Últimas Notícias

Explorando as Bahamas: Minha Experiência em um Cruzeiro

As Bahamas, um destino de sonho repleto de ilhas paradisíacas e águas cristalinas, sempre estiveram na minha lista de lugares para visitar. Quando tive...

Os 10 melhores lugares para passar o réveillon 2025 no nordeste

O Réveillon é uma das festas mais aguardadas do ano, e quando se trata de comemorar, o Nordeste do Brasil se destaca como um...

Cruzeiro Ano Novo 2025 – todos navios e itinerários para comemorar Réveillon em grande estilo!

Fazer um cruzeiro já é inesquecível, agora fazer um cruzeiro no Réveillon é um sonho, momento único!Estar a bordo de um luxuoso navio, ao...

Minha Experiência Visitando a Estátua da Liberdade em Nova York: Guia Completo

Visitar a Estátua da Liberdade é, sem dúvida, um dos momentos mais icônicos e emocionantes para qualquer viajante em Nova York e comigo não...

9 bons hotéis para quem quer aproveitar o frio no Brasil

O inverno chegou oficialmente no Brasil e nada melhor do que conhecer 9 bons hotéis para quem quer aproveitar o frio no Brasil, em uma dessas três cidades maravilhosas: Campos do Jordão, no estado de São Paulo, Monte Verde no estado de Minas Gerais e claro, Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro.

20 Destinos Brasileiros para Conhecer esse Ano

O Vale Cada Viagem recomenda nesta segunda-feira, os 20 destinos brasileiros para conhecer esse ano e se apaixonar ainda mais pelo Brasil.
Priscila Furtado
Priscila Furtado
Cofundadora do valecadaviagem.com. Agente de viagens apaixonada em realizar sonhos para que vocês tenham os melhores momentos proporcionados por viagens maravilhosas. Sou entusiasta em locais turísticos e exóticos.