Quando ir em Pirenópolis? Confira qual a melhor época para conhecer a cidade no interior de Goiás e poder curtir muito cada pedacinho desse destino aconchegante e histórico.
Para você conseguir conhecer todas as belas cachoeiras e belezas naturais de Pirenópolis, é bom ficar na cidade de 4 a 5 dias. No entanto, muitos turistas vão até Piri para passar o final de semana longe da correria da cidade grande. Por isso, sempre escolha uma boa época para conseguir curtir cada pedacinho desse lugar.
Para quem está em Brasília e Goiânia que ficam bem próximas de Pirenópolis, pode visitar a cidade em qualquer época do ano, pois de janeiro a janeiro é um destino encantador para conhecer. Mais, se quer fugir dos dias chuvosos os meses de maio a setembro são os melhores para viajar (principalmente entre maio e junho que é o início da seca em Pirenópolis e a chance de chover é quase zero).
Se você for nesse período do começo da seca, além de não pegar chuva vai conseguir apreciar a vegetação dos lugares todas bem verde e as cachoeiras repletas de água. Aquele momento perfeito para se conectar com a natureza.
Agora, nos meses do inverno, a cidade sofre bastante com a seca e o ar chega a perder a umidade, principalmente nos meses de agosto e setembro, onde as águas das cachoeiras estão bem mais baixas e o clima bem seco. Se você tiver problemas com clima seco, não vá nesse período pois pode ser que não aproveite bem a viagem.
A única vantagem de conhecer Piri nesse clima tão seco é que o pôr do sol é espetacular e o cerrado fica todo florido, proporcionando uma vista deslumbrante. Outro ponto a ser considerado é que durante a seca de dia faz muito calor, podendo chegar até 31ºC e a noite o frio é bem intenso.
Quando ir em Pirenópolis – Caso viaje nessa época, vai precisar levar roupas de calor para usar durante o dia e um bom casaco para sair à noite e curtir a cidade.
Nos meses em que mais chove – que vai entre os meses de novembro e fevereiro onde chove praticamente todos os dias – as cachoeiras ficam repletas de água, e é muito lindo de se ver. Mais cuidado ao entrar em cachoeira em época de chuva, pois pode ser perigoso.
No auge do verão, mesmo com chuva os dias continuam bem quentes, por isso, vai conseguir aproveitar da mesma forma as cachoeiras e tomar um bom banho, pois o sol continua estralando em Piri, o que torna um banho gelado uma ótima pedida durante os passeios.
Quando ir em Pirenópolis – Épocas para conhecer Pirenópolis:
- Meses de Maio e Junho são os melhores para desfrutar tudo o que Piri oferece; (quando ir em Pirenópolis)
- De Maio a Setembro a cidade entra no período da seca, sendo o mês de agosto e setembro os mais críticos, com pouca umidade no ar e muito calor durante o dia; (quando ir em Pirenópolis)
- De outubro a Abril começam as chuvas, mais entre novembro e fevereiro as chuvas são bem constantes. Nada que atrapalhe os passeios; (quando ir em Pirenópolis)
- Se quer economizar, vá conhecer Pirenópolis no meio da semana que é quando a cidade está vazia e os preços ficam mais em conta; (quando ir em Pirenópolis)
- Alta temporada em Piri é considerada nos finais de semana, feriados prolongados e o período da Festa do Divino. Se for nesse período, já vai ciente que a cidade estará bem cheia e os preços bem mais altos. (quando ir em Pirenópolis)
Quando ir em Pirenópolis – Alta temporada em Pirenópolis:
Pirenópolis é muito procurada nos finais de semana e muitos dos turistas moram nas regiões próximas e escolhem o destino para fugir um pouco da cidade grande e relaxar. Por isso, entre sexta e domingo a cidade tem outra cara, onde fica lotada de pessoas, todos os restaurantes abrem, as lojas funcionam até mais tarde e as cachoeiras ficam cheias de visitantes.
Conhecer Pirenópolis de final de semana é saber que a cidadezinha vai estar lotada e em todos os lugares que você quiser conhecer, vai ter bastante visitantes. Outro ponto é que as hospedagens ficam mais disputadas, por isso, se for nesses dias, é necessário reservar com antecedência para conseguir a pousada do seu gosto.
Se a intenção é fugir da multidão, escolha conhecer Piri entre segunda e quinta onde a cidade está vazia, as cachoeiras também e os preços das hospedagens são mais acessíveis.
No Ano Novo, Carnaval, Semana Santa e o famoso Evento da Festa Divino do Espírito Santo que ocorre em Pirenópolis, você vai precisar se organizar com mais antecedência ainda, pois é um dos destinos procurados para comemorar essas datas. E novamente dizemos que se for nesses feriados e evento, vai encontrar a cidadezinha bem lotada de turistas.
Mais atenção, no meio da semana pode ser que alguns restaurantes não abram. Por isso, se for nesse período consulte antes os locais que funcionam entre segunda e quinta-feira para já deixar reservado.