Dicas essenciais para quem tem medo de viajar de avião e quer superar os obstáculos para fazer a tão sonhada viagem. Não precisa ter vergonha de dizer que tem medo de avião, que arrepia só de pensar nele decolando, pois esse é um medo muito comum, muito mais comum do que imaginamos. Segundo pesquisas, apenas 2% da população ficam completamente tranquilos durante o voo todo, isso mesmo, 2%. Se você faz parte desses 2% que não sentem medo ou não passam mal, pode festejar pois, o mais comum, é sentir insegurança e medo de voar.

A verdade é que, diante de uma turbulência, até a minoria da população que não tem medo, pode sentir um pouco de temor. E é muito mais fácil alimentar o medo do que pensar que não irá acontecer nada. A boa notícia é que, há maneiras e truques de como diminuir o medo e conseguir voar com um pouco mais de tranquilidade para curtir a viagem.

Por isso, hoje o Vale Cada Viagem vai te apresentar 8 dicas essenciais para te ajudar a superar o medo de andar de avião e poder conhecer destinos incríveis. Seja nacional ou internacional, o mais importante é que você supere esse medo e possa desfrutar de viagens inesquecíveis.

8 dicas essenciais para te ajudar a superar o medo de avião
8 dicas essenciais para te ajudar a superar o medo de avião

Vem conferir as dicas e truques para te ajudar a superar o medo de voar.

Dicas para voar de avião – Passos importantes para realizar antes da viagem

Na hora de reservar o seu assento, priorize pelos assentos do corredor, principalmente se tiver medo de altura, pois ficará um pouco longe da janela. Uma dica preciosa é que, evite olhar pela janela caso o medo for muito grande de altura, olhe sempre para frente e isso ajudará você a se manter em controle.

Caso tenha enjoo ou se sente mal por conta das turbulências, escolha sempre os assentos da asa, pois ele não treme tanto quanto os outros lugares do avião.

Entenda, respeite, aceite e assuma seu medo por voar de aviao

Você precisa analisar o seu medo e saber se o que você sente é insegurança ou algum tipo de pânico. Pois, se for pânico e você não conseguir nem pensar em estar dentro de um avião, a minha dica é que procure ajuda médica. O médico saberá te entender e as vezes até passar algum medicamento para te acalmar.

Atenção: Não se automedique por conta própria. Antes da viagem, consulte o seu médico e se o caso for ingerir algum tipo de medicamento, que seja algo indicado por um especialista. Agora, se o seu medo é algum tipo de insegurança, desconforto ou até sente um enjoo antes de embarcar ou durante o voo, é só seguir essas dicas que você perceberá que vai melhorar e conseguirá vencer essa insegurança.

Viajar é tudo de bom, e viajar com confiança e tranquilidade é melhor ainda, podendo curtir o voo, tirar um soninho gostoso no avião para chegar no destino descansado ou assistir aquela série favorita.

Entenda como é o funcionamento de um avião para te passar mais segurança sobre a aeronave

Você já conseguiu enxergar que o seu medo é uma insegurança apenas e consegue encarar o voo? Agora é hora de entender um pouco sobre o funcionamento do avião. Pesquise sobre a aeronave e você vai descobrir como ela é segura. Um exemplo é: quando ocorre alguma falha dentro do avião, sempre há algo para substituir a falha e continuar o voo com segurança.

E se o seu pensamento é que o avião pode cair, entenda que, para que uma queda ocorra, é preciso que vários erros aconteçam, o que, acontece muito raramente em casos isolados. Além disso, o risco de um acidente é maior durante a decolagem e durante o pouso do que durante o voo em si, e quando acontece, é solucionado e resolvido de forma rápida e eficiente. As temíveis turbulências são mais que normais e não irá derrubar a aeronave, já que o avião foi feito para suporta-las.

O único problema é que, se caso você estiver sem o cinto afivelado, pode se machucar com os movimentos bruscos e rápidos da aeronave. E mais uma vez, para firmar o que mencionei acima, sentar sobre a asa ajuda muito, pois ela tende a balançar menos e proporcionar uma sensação maior de segurança.

Atenção: vale lembrar que durante o voo, em alguns momentos o motor diminui o ruído, então, não precisa se apavorar, pois é normal.

Se prepare com antecedência para embarcar

Uma das melhores dicas é que se caso tiver problemas com ansiedade, recomendo tomar os remédios que o médico passou antes de embarcar ou fazer um pouco de exercícios, para gastar a tensão do corpo. Sempre positivo durante todo o tempo antes da viagem e durante ela. Arrume tudo com antecedência, chegue antes no aeroporto para que faça tudo o que for preciso sem correria e estresse, e possa embarcar na aeronave com tranquilidade e cabeça limpa.

Mentalize o destino que você está indo, se imagine chegando no destino e curtindo dias maravilhosos, preencha sua mente com pensamentos positivos da viagem.

A alimentação antes do voo também deve ser leve para evitar enjoos fortes. Beba bastante água para manter o corpo bem hidratado e não ingira bebidas alcoólicas antes de voar.

Dicas de como superar o medo de voar de avião – fuja dos acentos nas janelas

Opte sempre por sentar no corredor, não sente próximo da janela. Especialmente para quem tem medo de altura, a melhor opção é sentar no corredor. E não olhe para o vizinho que está sentado na janela para não sentir medo. Olhe para frente. Caso acontecer de, quando for marcar o assento só ter assentos livre na janela, abaixe a cortina assim que entrar no avião e deixe ela fechada durante toda a viagem, pois olhar para baixo e ver tudo bem minúsculo lá embaixo pode te dar muito medo.

Olhe para as comissárias de bordo e equipe da companhia aérea

Costumo sempre dizer que, se você está sentindo alguma insegurança durante o voo, uma boa maneira de se sentir bem é olhar para as comissárias de bordo. Assim verá que, elas estão tranquilas andando dentro da aeronave e até servindo comes e bebes. Só precisará sentir um pouco de medo caso você olhe para a comissária e ela também esteja demonstrando medo. (o que é raro acontecer).

Conversar com elas também ajuda, pois, se estiver assustado com algo, os membros da tripulação são muito bem treinados e saberão lidar com você e te acalmar. Não se sinta envergonhado de conversar com eles.

Tente se distrair durante o voo, essa é uma das melhores dicas para você seguir

Leia um livro, ouça uma boa música, converse com as comissárias de bordo ou com quem está indo viajar com você, assista a um bom filme ou tente dormir. Se optar por tentar dormir, feche os olhos e pense apenas coisas boas, e vai se acalmar e cochilar, o que fará a sua viagem ser mais rápida.

Quando perceber, estará pousando no aeroporto e se preparando já para desembarcar, pois chegou no seu destino final. Mais uma vez, irei mencionar para que não ingira bebidas alcoólicas. Algumas companhias aéreas vendem ou oferecem aos seus passageiros cervejas e até mesmo vinho, contudo, é melhor que rejeite a bebida.

A pressão do ar dentro do avião potencializa o álcool, fazendo com que você fique bêbada (o) mais rapidamente. Poderá passar constrangimento maior, já que o passageiro que tem medo de voar, se estiver bêbado, poderá se exaltar mais. Então a dica preciosa é que evite bebidas antes e durante o voo. Deixe para beber quando chegar no destino.

8 dicas essenciais para te ajudar a superar o medo de avião
8 dicas essenciais para te ajudar a superar o medo de avião

Mais dicas para te ajudar a superar o medo de voar e poder conhecer destinos incríveis:

  • O primeiro passo é entender o seu sentimento e quais as razões específicas para estar com medo de voar. Isso pode ajudar a abordar as preocupações corretas. (dicas para voar)
  • Pense no voo como uma experiência única e positiva. Concentre-se em imagens relaxantes e positivas associadas a voar. (dicas para voar)
  • Faça meditação, respiração profunda e técnicas de relaxamento, pois podem te ajudar a acalmar a mente antes e durante o voo. (dicas para voar)
  • Viajar com alguém de confiança que já andou bastante de avião e não tem medo, pode proporcionar um apoio emocional durante todo o voo. (dicas para voar)
  • Se você perceber que o seu medo é muito intenso, considere procurar ajuda de um profissional de saúde mental, para que ele possa te dar as dicas e se precisar, até passar algum medicamente e ajudar nas fobias e ansiedade. (dicas para voar)
  • Leve livros, filmes ou jogos para distrair a mente durante o voo. Como não são todos os voos que contam com entretenimento, tenha em mãos a sua própria forma de se entreter e desligar a mente do voo. (dicas para voar)
  • A princípio, enfrente voos mais curtos antes de passar por trajetos mais longos. (dicas para voar)
  • Evite cafeína e outros estimulantes antes do voo, pois podem aumentar a ansiedade e de quebra, contribuir para deixar o seu estomago enjoado. (dicas para voar)

Como sempre falamos, o medo de voar de avião é muito pessoal, pois alguns viajantes sentem um receio mais leve, enquanto outros passageiros sentem pânico e é necessário intervir com ajuda médica. No entanto, é possível sim vencer o medo de avião e quanto mais você andar, vai perceber que começará a se familiarizar com a decolagem/pouso e o medo começa a desaparecer.

Dicas úteis e essenciais para estar confortável antes de entrar no avião:

Chegue cedo ao aeroporto: parece que é brincadeira, mas evitar todo o estresse chegando com antecedência ao aeroporto, evita muitos sentimentos negativos antes de embarcar. Recomenda-se chegar pelo menos 2 horas antes do horário de embarque para voos nacionais e 3 horas para voos internacionais. Faça o teste na sua viagem e vai perceber que realmente é muito bom chegar com antecedência e resolver tudo sem correria.

Documentos em ordem: antes de sair de casa, verifique se todos os documentos necessários para sua viagem, como passaporte, visto e cartões de embarque estão corretos e com você. Se precisar se sentir mais seguro quanto aos documentos, tenha cópias digitais dos documentos para apresentar.

Bagagem de mão essencial: mantenha os itens essenciais na bagagem de mão, como medicamentos, documentos, eletrônicos e uma muda de roupa, pois se acontecer extravio de bagagem, você terá em mãos pelo menos uma troca de roupa ao chegar no destino. Uma das dicas que recomendamos aqui é, que se for para um destino e ficar poucos dias, evite despachar a bagagem. Além de não correr o risco de extravio da mesma, é mais rápido sair do aeroporto quando está apenas com a bagagem de mão.

Conheça as regras de bagagem da companhia aérea: verifique com antecedência as políticas da companhia aérea em relação a peso e tamanho de bagagem. Evite sempre taxas extras, pois pagar bagagem no aeroporto, é sempre mais caro.

Vista-se adequadamente: use roupas confortáveis e camadas, pois a temperatura pode variar durante o voo. Lembrando sempre que dentro do avião, já costuma ser mais frio. Também tire os cintos e sapatos durante a segurança do aeroporto.

Mantenha-se hidratado durante todo o voo: o ar dentro da cabine do avião é bem seco, por isso, beba água regularmente para evitar a desidratação, principalmente em caso de voos longos. Evite bebidas alcoólicas e cafeína em excesso.

Mantenha-se ativo: faça pequenos exercícios durante o voo para evitar a rigidez muscular. Levante-se e caminhe sempre que possível para melhorar a circulação, vá ao banheiro e de uma relaxada em pé, pois ajuda a desestressar e sua mente acaba se desligando de que está dentro do avião.

Entretenimento a bordo: nem toda aeronave conta com entretenimento a bordo disponível, por isso, traga sempre livros, dispositivos eletrônicos ou qualquer forma de entretenimento para passar o tempo durante o voo, especialmente em voos longos. Desligar a mente do voo é muito bom.

Ajuste para o fuso horário local: se estiver em viagem para diferentes fusos horários, ajuste-se gradualmente antes da viagem, pois isso ajuda a minimizar o jet lag.

Respeite outros passageiros: seja sempre educado (a) e cortês com os outros passageiros e respeite o espaço pessoal de cada um. Use fones de ouvido ao ouvir música ou assistir a filmes para não incomodar os outros.

Essas são algumas dicas que podem te ajudar a vencer o medo do avião ou pelo menos conseguir voar com mais tranquilidade e pode fazer suas viagens tão desejadas. E não se esqueça que, se o medo for muito grande de se imaginar dentro de uma aeronave e você precise voar, procure ajuda médica para te direcionar melhor, pois o médico saberá se é necessário um remédio para acalmar.

E para quem tem insegurança, leia várias vezes o post e quando entrar dentro da aeronave, lembre-se das dicas e execute-as, e verás que o voo foi muito melhor e mais sossegado.

Não se esqueça de contratar o SEGURO VIAGEM. Independente se a sua viagem for para dentro do Brasil ou para o exterior, a contratação do seguro viagem é um dos itens essenciais para que sua viagem aconteça de forma segura.

Seguros Promo
Assuntos
Priscila Furtado
Priscila Furtado
Cofundadora do valecadaviagem.com. Agente de viagens apaixonada em realizar sonhos para que vocês tenham os melhores momentos proporcionados por viagens maravilhosas. Sou entusiasta em locais turísticos e exóticos.

Veja também

Booking.com

Últimas Notícias