Uma das principais dúvidas para os turistas que desejam realizar uma viagem para a Europa é: é obrigatório tirar o visto para Europa? Viajar para o continente Europeu já se tornou realidade de muitas pessoas e inúmeras que sonham em conhecer os países lindos que a Europa proporciona.

No artigo de hoje, o Vale Cada Viagem vai explicar os detalhes sobre a obrigatoriedade do visto para Europa em alguns países e quais países não precisam. Do mesmo modo, vamos falar também sobre o visto para você quer conhecer e passear pelo continente e/ou para quem deseja morar.

Visto para Europa: Passaporte no continente Europeu

Vai viajar para a Europa? Confira as regras e documentos necessários para que a sua viagem seja maravilhosa. Confira aqui: visto para Europa.
Vai viajar para a Europa? Confira as regras e documentos necessários para que a sua viagem seja maravilhosa. Confira aqui: visto para Europa.

É obrigatório o passaporte válido para entrar nos países da Europa. É altamente recomendável que seu documento tenha ao menos 6 meses de validade a partir da data da viagem. Alguns países exigem 3 meses de validade, contudo, o melhor é não arriscar.

Visto para Europa: União Europeia e o Tratado de Schengen

Com o Tratado de Schengen, facilitou para os brasileiros que desejam viajar e se aventurar pelos países da Europa, já que muitos dos países abriram mão do visto.

A maior parte dos países do continente Europeu não obrigam o visto se a sua estadia for até 90 dias (com exceção do Reino Unido e da Irlanda – Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte), que é necessário o pedido do visto por conta das políticas do país migratória ser mais rígidas.

Tratado de Schengen, na Europa
Visto para Europa: Tratado de Schengen, na Europa

Visto para Europa: Países que não obrigam o visto da Europa

Os países que fazem parte do Tratado de Schengen e não obrigam o visto para Europa para os brasileiros adentrar, incluem:

Áustria, Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Estônia, Eslováquia, Eslovênia, Grécia, Hungria, Holanda, Itália, Islândia, França, Finlândia, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Checa, Suécia e Suíça.

OBS: EM PORTUGAL, É POSSÍVEL PEDIR A EXTENSÃO DO VISTO DE TURISTA PARA QUE VOCÊ FIQUE MAIS DE 90 DIAS.

Estou em um país dentro da Europa e quero ir em outro sem visto. É possível?

Sim é possível, se esse país que você deseja conhecer também estiver dentro do Tratado de Schengen. Estando dentro do período máximo de 90 dias, você pode circular de país em país livremente, como se estivesse fazendo uma viagem dentro do Brasil. Só não pode deixar de conferir se o país em questão está dentro do Tratado. Se estiver, estará livre para ir e vir quando quiser.

Visto para Europa: Com o visto liberado, porque tantos brasileiros são deportados?

Porque o visto é liberado, no entanto, precisa obedecer a uma série de documento que é requisitado. Caso você chegue no aeroporto e não consiga comprovar todos esses documentos, você sofrerá constrangimento e possivelmente a deportação. Ninguém quer viajar até a Europa e ser deportado, correto?!

A princípio, é melhor se prevenir antes de embarcar e quando chegar lá, após um longo voo poder curtir o continente Europeu que tem tanto a oferecer.

Se caso você também ultrapassar os 90 dias dentro do Tratado de Schengen, você será deportado, pois se a intenção é morar na Europa (seja pra estudar, trabalhar ou para morar por aventura), você precisará do visto.

Ainda pior, se você é pego ilegalmente na Europa e seja deportado, ficará proibido de entrar na União Europeia por 1 ano. Acho que, ninguém quer ficar proibido de entrar na Europa. O melhor caminho é fazer tudo legal, para poder curtir com tranquilidade a viagem.

Continente Europeu
Visto para Europa: Continente Europeu

Visto para Europa: Quais são os documentos para entrar na Europa?

– Passaporte

O passaporte é o principal documento para entrar na Europa. Sem ele você é deportado sem sombra de dúvidas. Referente ao visto, como falamos acima, se for algum país que obriga, você precisará estar dentro da lei.

– Seguro Viagem

O Tratado de Schengen facilitou no visto, contudo, é obrigatório entrar na Europa com o Seguro Viagem. Se você desembarcar na Europa sem o seguro viagem, será deportado.

– Passagem de retorno

A imigração exige que o passageiro ao desembarcar, apresente a sua viagem com data de volta para o seu país de origem ou para algum país fora do Tratado de Schengen – se você for continuar a viagem.

– Comprovante de Hospedagem

Além do visto para Europa obrigatório, é necessário que o turista apresente o comprovante de hospedagem. Nesse caso, você poderá apresentar o voucher da reserva efetuada no hotel ou uma carta convite de um morador do país. Sem esses documentos você corre o risco de ter a entrada barrada no país e ser deportado.

Carta Convite

Como mencionado no tópico acima, se você possuir uma carta convite de um morador, conseguirá entrar no país sem passar constrangimento. Existe um modelo para esse documento e o morador irá preencher.

Além da carta convite, precisará apresentar o passaporte e a autorização de residência da pessoa que vai receber você em casa. Esse requisito é solicitado para evitar que pessoas ilegais recebam pessoas em casa.

Capacidade Financeira

Você deve comprovar que possui capacidade financeira enquanto estiver no país. Normalmente, eles pedem para que cada turista tenha aproximadamente 70 euros por dia de estadia. Se não for comprovado a capacidade financeira, igualmente será barrado na entrada no país e deportado.

Você pode comprovar a capacidade financeira com dinheiro em espécie ou com limite em cartão de crédito. Outra forma de comprovação que vem sendo aceita, é o extrato do VTM (Visa Travel Money), um cartão de pré-pago de recarga em moeda estrangeira.

Tratado de Schengen - continente Europeu
Visto para Europa: Tratado de Schengen – continente Europeu

Visto para Europa: Países mais rígidos da Europa

Se o seu destino for Inglaterra ou Espanha, será um pouco mais demorado o processo de imigração, pois eles possuem o seu próprio sistema com suas próprias leis.

A imigração costuma parar os turistas e examinar nos mínimos detalhes o passaporte, os documentos e principalmente o visto.

Visto para Europa: Check-list dos documentos necessários para entrar na Europa:

Para facilitar e você não esquecer o que levar, vou fazer o check-list dos documentos que são obrigatórios ao desembarcar na Europa:

Seguro Viagem;

Passaporte válido com no mínimo seis meses de validade contando a partir da data da sua viagem;

Passagem de ida e volta;

Comprovante de reserva de hospedagem;

Comprovante da capacidade financeira com pelo menos 70 euros por dia, sendo possível comprovar com dinheiro em espécie, cartão de crédito ou cartão pré-pago VTM.

Se você apresentar corretamente todos esses documentos ao desembarcar na Europa, será concedido o direito de andar livremente pelos países pertencentes ao Tratado de Schengen durante os 90 dias, com tranquilidade por saber que está tudo legal.

Visto para Europa
Visto para Europa

Visto para Europa: Quero voltar a visitar o continente Europeu. Existe alguma restrição?

Com o Tratado de Schengen, os brasileiros têm o direito de visitar a grande maioria dos países europeus sem visto, se a sua estadia por no máximo por 90 dias.

Se você vai até a Europa e fica hospedado por 90 dias, e deseja novamente voltar a passear em outros países da Europa (lembrando que todos precisam estar dentro do Tratado), é necessário que você espere por 6 meses para que volte a visitar o país, devido a validade do passaporte ser no mínimo 6 meses para viajar. Resumindo, você pode viajar para Europa por 90 dias, a cada 180 dias.

Visto para Europa: Quero residir na Europa, como funciona o visto?

Caso você tenha a intenção de residir na Europa, será obrigatório o visto. Sem o visto você estará ilegal e correrá o risco de ser deportado com consequência como falei acima, ficar 1 ano sem entrar no espaço Europeu.

Visto para Europa: Portugal

Bandeira de Portugal
Bandeira de Portugal

Se o seu destino é Portugal, para permanecer mais de 90 dias você pode solicitar os seguintes vistos: visto de estudo, visto de trabalho, visto de empreendedor e até visto de aposentado.

Os documentos necessários para que os brasileiros possam residir em Portugal vai variar de acordo com o motivo da sua estadia (trabalho, estudo, aposentadoria, entre outros). No entanto, geralmente são necessários alguns documentos, que incluem:

  • Passaporte válido – o passaporte precisa ter a validade por todo o período da sua estadia no país europeu;
  • Visto de residência – se caso, a sua estadia em Portugal for superior a 9- dias, é necessário o visto de residência. O tipo de visto dependerá do motivo da sua estadia, assim como a quantidade de dias autorizados (as) a estarem dentro de Portugal;
  • Comprovante de hospedagem – pode ser um contrato de aluguel ou uma carta-convite de quem já reside em Portugal, dependendo do visto que queira tirar (se for para residir);
  • Comprovante de meios de subsistência – é obrigatório provar que você tenha rescursos financeiros suficientes para se sustentar durante a sua estadia. Alguns documentos que servem como comprovação incluem extratos bancários, carta de trabalho e contrato de trabalho;
  • Seguro Saúde – um seguro saúde com cobertura médica hospitalar de no mínimo 30 mil euros/por pessoa, válido durante toda a sua estadia em Portugal;
  • Certidão de Antecedentes Criminais;
  • Declaração de compromisso – alguns casos podem exigir uma declaração de compromisso assinada, onde você se compromete a cumprir as leis e regulamentos de Portugal;

Visto para Europa: Espanha

Bandeira da Espanha
Bandeira da Espanha

No caso da Espanha, o visto é parecidíssimo com Portugal, com os mesmos procedimentos do país português.

Visto para Europa: Itália

Bandeira da Itália
Bandeira da Itália

Se o seu destino for a Itália mais de 90 dias, o procedimento de visto é diferente da Espanha e de Portugal.

Os principais e necessários vistos são:

  • De trabalho;
  • De promessa ou contrato de trabalho;
  • Caso você seja autônomo, o visto de trabalho autônomo será solicitado;
  • Visto de trabalho subordinado para a Itália;

Se for algum visto diferente dos citados acima, também é solicitado visto para adoção, para tratamento de saúde, para competição esportivas e para aposentados que desejam ir morar no país.

Visto para Europa: Atualização para os brasileiros

– Sistema Europeu de Informação e Atualização de Viagem – ETIAS

Os brasileiros serão obrigados a solicitar uma autorização de viagem online para ingressar no Continente Europeu de Livre Circulação (Tratado de Schengen) e pagar uma taxa de 7 euros por pessoa. Será necessário preencher um formulário online com todos os dados pessoais do turista, principalmente o passaporte. Dessa forma, será também pedido para falar sobre seu histórico de viagens anteriores.

Criaram esse sistema com a intenção de aumentar o controle e segurança das fronteiras europeias dentro do Espaço Schengen. Independentemente se a autorização for concedida ou não, é obrigatório o pagamento de 7 euros por pessoa.

Em suma, se o seu destino for o Continente Europeu, leia com atenção e siga as instruções citadas acima, pois terá garantia de sucesso na sua viagem seja para passeio ou para residir na Europa.

Vai viajar para a Europa? Não se esqueça de contratar o SEGURO VIAGEM, pois a contratão do mesmo é obrigatória para entrar em qualquer país europeu. Faça a cotação e escolha qual o melhor plano para que sua viagem se realize com segurança. Lembre-se que, a cobertura médica hospitalar para entrar no continente europeu é de no mínimo 30 mil euros.

Seguros Promo

Qual a vantagem de contratar um seguro viagem?

A principal vantagem de adquirir um seguro de viagem é poder minimizar qualquer situação desconfortável que surja ao longo da viagem. Caso ele precise de qualquer atendimento médico, por exemplo, com nossa assistência ele não precisará gastar nada além das suas despesas já previstas na viagem.

Junto a cobertura monetária das despesas contratadas, o segurado dispõe de toda assistência às coberturas, como assistência odontológica, fisioterapia, regresso sanitário, translado de corpo, orientação em caso de perda de documento ou cartão de crédito, auxílio para cobrir despesas em caso de cancelamento de viagem e um seguro em caso de invalidez permanente ou morte acidental.

Assuntos
Priscila Furtado
Priscila Furtado
Cofundadora do valecadaviagem.com. Agente de viagens apaixonada em realizar sonhos para que vocês tenham os melhores momentos proporcionados por viagens maravilhosas. Sou entusiasta em locais turísticos e exóticos.

Veja também

Booking.com

Últimas Notícias