Como chegar em Santiago

Conteúdo do Guia

Receba as melhores promoções no seu WhatsApp

Saiba as melhores opções de como chegar em Santiago, qual aeroporto para chegar em Santiago e como aproveitar ao máximo a capital do Chile. O Vale Cada Viagem também recomenda como ir do Brasil para Santiago e como ir do Brasil para o Chile por terra.

O Chile é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros na América do Sul, e sua capital, a cidade de Santiago, é um lugar encantador e muito incrível para curtir alguns dias. Por isso, saber sempre como chegar no destino, e quais as opções de transporte que você pode optar, facilita sua viagem.

Como chegar em Santiago
Como chegar em Santiago, capital do Chile. (como chegar em Santiago)

Como chegar em Santiago

O Chile faz fronteira com o Brasil e pela proximidade entre os dois países, possibilitas diversas opções de como chegar. Santiago é a capital do Chile e um dos destinos mais visitados pelos brasileiros especialmente na época do frio, pois os amantes do frio e da neve, aproveitam para praticar alguns esportes de inverno. Mas muitos acham que chile é só no frio, mas santiago é encantador no calor também.

  • De avião: a maneira mais rápida e comum de chegar a Santiago é de avião. O aeroporto para chegar até a cidade é o Aeroporto Internacional Comodoro Arturo Merino Benítez, que recebe voos diariamente de várias partes do mundo e do Brasil. Algumas das companhias que operam voos saindo do Brasil com destino a Santiago incluem: Latam, Gol, Aerolíneas Argentinas, JetSmart, SKY, entre outras. Os voos que partem de São Paulo (aeroporto de Guarulhos), do Rio de Janeiro (aeroporto do Galeão) e de Porto Alegre costumam ser diretos e bem rápidos. Entre 4 horas a 4h30 minutos de voo. (como chegar em Santiago)
  • De carro: a viagem para Santiago de carro pode ser muito bonita, especialmente se você atravessar a Cordilheira dos Andes, saindo de cidades argentinas como Mendoza. Mas, é preciso muita atenção, pois especialmente durante o inverno, muitas estradas próximas a Santiago ficam interditadas por conta da neve. (como chegar em Santiago)

Para quem parte da capital da Argentina, Buenos Aires, com destino a Santiago, a viagem de carro leva cerca de 20 horas. Já para quem sai de Mendoza, é bem mais próximo, sendo aproximadamente 7 horas de viagem, é realmente um passeio.

Atenção: brasileiros podem entrar no Chile apenas com o RG (emitido há menos de 10 anos e em bom estado). Não é necessário apresentar o passaporte. A CNH brasileira é reconhecida pelo Chile, sendo necessária a apresentação da mesma. Para quem vai alugar um carro em Santiago, é obrigatório a apresentação da CNH e de um documento válido com foto. Além disso, para entrar no país é necessário apresentar a declaração jurada de ingresso (SAG).

WhatsApp Image 2025 03 25 at 16.08.16

É necessário alugar carro em Santiago?

Dirigir em Santiago não é uma tarefa difícil, já que o trânsito na capital chilena é bem fluído. Mas, se você for ficar apenas em Santiago e fazer os passeios mais comuns como Valle Nevado, a cidade de Valparaíso, é recomendado contratar os passeios e não alugar um carro. O sistema de metrô de Santiago é muito eficiente, por isso, praticamente em toda a cidade e em qualquer bairro que ficar hospedado, terá linhas de metrô com fácil aceso.

A recomendação de alugar um carro em Santiago é apenas para quem vai conhecer vários pontos do Chile, fazendo alguma rota entre Chile e Argentina. Caso a viagem seja isolada para Santiago, é bom usar o metrô.

1594151882

Como ir do Brasil para o Chile por terra

Uma viagem internacional feita de carro, mesmo que seja no país vizinho, exige planejamento e organização. A rota principal passa pela Argentina e atravessa a Cordilheira dos Andes. A vista da estrada é realmente espetacular.

Rota principal e mais comum – Via Argentina

Você pode atravessar a fronteira com a Argentina através de várias cidades brasileiras, mas as rotas mais comuns são:

  • De São Paulo, Porto Alegre ou Florianópolis: o caminho mais popular é passar por Uruguaiana (RS), atravessando a fronteira para Paso de los Libres, já na Argentina.
  • De Foz do Iguaçu (PR): também muito conhecida essa rota, cruza a fronteira com Puerto Iguazú.

Após entrar na Argentina, você vai seguir viagem em direção a Mendoza, cidade argentina que fica aos pés da Cordilheira dos Andes, e é o trajeto mais usado para quem vai para o Chile dessa localização.

  • De Uruguaiana até Mendoza são cerca de 1.400 km, passando por cidades como Santa Fé, Córdoba e San Luis.
  • De Foz do Iguaçu até Mendoza são cerca de 2.000 km, passando por Posadas e Corrientes.

De Mendonza, você seguirá pela Ruta Nacional 7, que cruza a Cordilheira dos Andes pelo Paso Los Libertadores, uma das travessias mais utilizadas pelos viajantes. Mais leve sempre em consideração que: durante o inverno, essa travessia muitas das vezes fica fechada por conta da neve, e é obrigatório o uso de correntes nas rodas do carro em alguns trechos da rodovia.

Após atravessar a belíssima e encantadora Cordilheira dos Andes, você chegará ao Chile. A cidade de Los Andes é o primeiro destino chileno, e de lá, Santiago está a aproximadamente 80 km de distância.

Duração da viagem

  • De São Paulo a Santiago: cerca de 3.600 km (dependendo da rota escolhida), o que dá aproximadamente 40 a 50 de viagem, sem contar as paradas.
  • De Porto Alegre a Santiago: cerca de 2.500 km, o que leva cerca de 30 a 35 horas de viagem.

Documentação e Requisitos

  • Documentos Pessoais: RG em bom estado e emitido há menos de 10 anos ou passaporte e declaração SAG. Não é necessário visto de entrada no Chile e na Argentina para brasileiros.
  • Documentos do veículo: Seguro Carta Verde, obrigatório para circular na Argentina, além dos documentos do carro em nome do motorista.
  • Permissão para dirigir: a CNH brasileira é aceita tanto no Chile quanto na Argentina.
  • Kit de Emergência: na Argentina e no Chile. É exigido um kit de segurança no veículo, que inclui triângulo, colete refletivo e estepe. Não se esqueça de estar com as correntes para trafegar na neve caso necessário.

Como chegar em Santiago? Sendo de avião ou de carro, como chegar em Santiago é bem fácil e muito prazeroso a vista. No avião, é possível desfrutar da Cordilheira dos Andes de cima, que proporciona uma vista inesquecível. No carro, durante o trajeto de Mendoza, a vista da rodovia é fantástica da Cordilheira, proporcionando momentos especiais.

Qualquer viagem internacional é sempre importante contratar um seguro viagem para não ter surpresas, contrate agora com valor especial: https://valecadaviagem.com/promocao/seguro-viagem-com-desconto/

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais

Priscila Furtado
Priscila Furtado
Cofundadora do valecadaviagem.com. Agente de viagens apaixonada em realizar sonhos para que vocês tenham os melhores momentos proporcionados por viagens maravilhosas. Sou entusiasta em locais turísticos e exóticos.

Promoções em destaque

Veja também

Planejando sua viagem?