Saiba as melhores opções de como chegar em Santiago, qual aeroporto para chegar em Santiago e como aproveitar ao máximo a capital do Chile. O Vale Cada Viagem também recomenda como ir do Brasil para Santiago e como ir do Brasil para o Chile por terra.
O Chile é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros na América do Sul, e sua capital, a cidade de Santiago, é um lugar encantador e muito incrível para curtir alguns dias. Por isso, saber sempre como chegar no destino, e quais as opções de transporte que você pode optar, facilita sua viagem.
Como chegar em Santiago
O Chile faz fronteira com o Brasil e pela proximidade entre os dois países, possibilitas diversas opções de como chegar. Santiago é a capital do Chile e um dos destinos mais visitados pelos brasileiros especialmente na época do frio, pois os amantes do frio e da neve, aproveitam para praticar alguns esportes de inverno.
- De avião: a maneira mais rápida e comum de chegar a Santiago é de avião. O aeroporto para chegar até a cidade é o Aeroporto Internacional Comodoro Arturo Merino Benítez, que recebe voos diariamente de várias partes do mundo e do Brasil. Algumas das companhias que operam voos saindo do Brasil com destino a Santiago incluem: Latam, Gol, Aerolíneas Argentinas, entre outras. Os voos que partem de São Paulo (aeroporto de Guarulhos), do Rio de Janeiro (aeroporto do Galeão) e de Porto Alegre costumam ser diretos e bem rápidos. Entre 4 horas a 4h30 minutos de voo. (como chegar em Santiago)
- De carro: a viagem para Santiago de carro pode ser muito bonita, especialmente se você atravessar a Cordilheira dos Andes, saindo de cidades argentinas como Mendoza. Mas, é preciso muita atenção, pois especialmente durante o inverno, muitas estradas próximas a Santiago ficam interditadas por conta da neve. (como chegar em Santiago)
Para quem parte da capital da Argentina, Buenos Aires, com destino a Santiago, a viagem de carro leva cerca de 20 horas. Já para quem sai de Mendoza, é bem mais próximo, sendo aproximadamente 7 horas de viagem.
Atenção: brasileiros podem entrar no Chile apenas com o RG (emitido há menos de 10 anos e em bom estado). Não é necessário apresentar o passaporte. A CNH brasileira é reconhecida pelo Chile, sendo necessária a apresentação da mesma. Para quem vai alugar um carro em Santiago, é obrigatório a apresentação da CNH e de um documento válido com foto.
É necessário alugar carro em Santiago?
Dirigir em Santiago não é uma tarefa difícil, já que o trânsito na capital chilena é bem fluído. Mas, se você for ficar apenas em Santiago e fazer os passeios mais comuns como Valle Nevado, a cidade de Valparaíso, é recomendado contratar os passeios e não alugar um carro. O sistema de metrô de Santiago é muito eficiente, por isso, praticamente em toda a cidade e em qualquer bairro que ficar hospedado, terá linhas de metrô com fácil aceso.
A recomendação de alugar um carro em Santiago é apenas para quem vai conhecer vários pontos do Chile, fazendo alguma rota entre Chile e Argentina. Caso a viagem seja isolada para Santiago, é bom usar o metrô.
ALUGUE UM CARRO EM SANTIAGO COM MENOR PREÇO
Como ir do Brasil para o Chile por terra
Uma viagem internacional feita de carro, mesmo que seja no país vizinho, exige planejamento e organização. A rota principal passa pela Argentina e atravessa a Cordilheira dos Andes. A vista da estrada é realmente espetacular.
Rota principal e mais comum – Via Argentina
Você pode atravessar a fronteira com a Argentina através de várias cidades brasileiras, mas as rotas mais comuns são:
- De São Paulo, Porto Alegre ou Florianópolis: o caminho mais popular é passar por Uruguaiana (RS), atravessando a fronteira para Paso de los Libres, já na Argentina.
- De Foz do Iguaçu (PR): também muito conhecida essa rota, cruza a fronteira com Puerto Iguazú.
Após entrar na Argentina, você vai seguir viagem em direção a Mendoza, cidade argentina que fica aos pés da Cordilheira dos Andes, e é o trajeto mais usado para quem vai para o Chile dessa localização.
- De Uruguaiana até Mendoza são cerca de 1.400 km, passando por cidades como Santa Fé, Córdoba e San Luis.
- De Foz do Iguaçu até Mendoza são cerca de 2.000 km, passando por Posadas e Corrientes.
De Mendonza, você seguirá pela Ruta Nacional 7, que cruza a Cordilheira dos Andes pelo Paso Los Libertadores, uma das travessias mais utilizadas pelos viajantes. Mais leve sempre em consideração que: durante o inverno, essa travessia muitas das vezes fica fechada por conta da neve, e é obrigatório o uso de correntes nas rodas do carro em alguns trechos da rodovia.
Após atravessar a belíssima e encantadora Cordilheira dos Andes, você chegará ao Chile. A cidade de Los Andes é o primeiro destino chileno, e de lá, Santiago está a aproximadamente 80 km de distância.
Duração da viagem
- De São Paulo a Santiago: cerca de 3.600 km (dependendo da rota escolhida), o que dá aproximadamente 40 a 50 de viagem, sem contar as paradas.
- De Porto Alegre a Santiago: cerca de 2.500 km, o que leva cerca de 30 a 35 horas de viagem.
Documentação e Requisitos
- Documentos Pessoais: RG em bom estado e emitido há menos de 10 anos ou passaporte. Não é necessário visto de entrada no Chile e na Argentina para brasileiros.
- Documentos do veículo: Seguro Carta Verde, obrigatório para circular na Argentina, além dos documentos do carro em nome do motorista.
- Permissão para dirigir: a CNH brasileira é aceita tanto no Chile quanto na Argentina.
- Kit de Emergência: na Argentina e no Chile. É exigido um kit de segurança no veículo, que inclui triângulo, colete refletivo e estepe. Não se esqueça de estar com as correntes para trafegar na neve caso necessário.
Como chegar em Santiago? Sendo de avião ou de carro, como chegar em Santiago é bem fácil e muito prazeroso a vista. No avião, é possível desfrutar da Cordilheira dos Andes de cima, que proporciona uma vista inesquecível. No carro, durante o trajeto de Mendoza, a vista da rodovia é fantástica da Cordilheira, proporcionando momentos especiais.