O que fazer em Gramado, um dos destinos mais incríveis do Brasil, localizado na Serra Gaúcha, no estado do Rio Grande do Sul, há cerca de aproximadamente 103,9 quilômetros de Porto Alegre, capital do estado. Escrever sobre o que fazer em Gramado é realmente uma tarefa bem fácil, pois a cidade gaúcha é repleta de atrações turísticos e de opções de o que fazer que agrada a todos os públicos e idade. Por isso, o Vale Cada Viagem escreveu esse artigo de Gramado pensando em você, que quer desbravar cada pedaço desse incrível destino.
Gramado é uma cidade deslumbrante e ficou conhecida por sua arquitetura europeia, temperaturas mais amenas, clima muito romântico e charmoso, e, as diversas atrações turísticas. Considerado um dos destinos mais escolhidos do Brasil por casais românticos que querem passar a lua de mel, a cidade também é ideal para viagem em família e junto com os amigos, pois proporciona muitos pontos turísticos bem incríveis de conhecer.
O que fazer em Gramado: principais atrações turísticas para conhecer
Rua Coberta: uma das ruas mais charmosas e famosas da cidade de Gramado, é um local com uma arquitetura europeia maravilhosa, repleta de lojas, restaurantes e cafés. Para quem vai conhecer Gramado no final do ano, a Rua Coberta é uma das principais que ganha decoração para o Natal Luz, se tornando ainda mais encantadora. (o que fazer em Gramado)
Lago Negro: um lago artificial com pedalinhos, trilhas e jardins bem cuidados, proporcionando um ambiente bem romântico para os casais aproveitarem. (o que fazer em Gramado)
Mini Mundo: um dos parques mais conhecidos da cidade, o Mini Mundo é um parque ao ar livre com réplicas de construções famosas em tamanhos mini. É um dos principais pontos que não podem faltar nas opções de o que fazer em Gramado. (o que fazer em Gramado)
Catedral de Pedra: uma catedral muito notável, localizada no centro da cidade, sua arquitetura chama a atenção de todos que passam. (o que fazer em Gramado)
Snowland: para os amantes de aventura, o Snowland é o primeiro parque de neve indoor das Américas, com opções de praticar esqui e patinação no gelo. Principalmente para as famílias com crianças que vão conhecer Gramado, não pode deixar de conhecer o Snowland. (o que fazer em Gramado)
Chocolate Lugano: uma das principais chocolaterias de Gramado, a Chocolate Lugano é um lugar perfeito para degustar e aproveitar os famosos chocolates suíços, que são uma delícia. (o que fazer em Gramado)
Parque Terra Mágica Florybal: um parque temático com opções de atrações como o Vale dos Dinossauros e o Mundo Jurássico, ideal para viagem em família que quer aproveitar um parque com as crianças. (o que fazer em Gramado)
Museu de Cera Dreamland: não pode faltar no seu roteiro conhecer o Museu de Cera Dreamland, um dos museus mais conhecidos da região Sul, que conta com estátuas de cera de diversas celebridades famosas. (o que fazer em Gramado)
O que fazer em Gramado: mais opções de lazer e atrações turísticas para encantar os visitantes na Serra Gaúcha:
Cascata do Caracol: não está localizada dentro de Gramado, mas está na cidade vizinha, Canela, e é bem próximo o percurso. Vale muito a pena conhecer a Cascata do Caracol, uma espetacular cascata com uma trilha que te proporciona uma vista panorâmica única e inesquecível da região. A Cascata do Caracol é uma das maiores belezas naturais do Brasil, com seus 131 metros de altura, proporcionando um cenário deslumbrante se apreciar. (o que fazer em Gramado)
Festivais e Eventos: Gramado é um destino brasileiro bem famoso por abrigar muitos eventos e festivais culturais que ocorrem durante o ano. Páscoa, festival de inverno e o famoso Natal Luz, um dos eventos natalinos mais famosos do Brasil e conhecido mundialmente, para os visitantes que querem desbravar Gramado e ainda aproveitar os eventos, fiquem sempre de olho no site da prefeitura da cidade, que disponibiliza as datas corretas de cada evento a acontecer.(o que fazer em Gramado)
Aldeia do Papai Noel: um parque inteiramente dedicado ao Natal, com renas, trenó, decorações natalinas e é claro, a Casa do Papai Noel. (o que fazer em Gramado)
Mundo a Vapor: outro parque muito importante para a cidade de Gramado, é um parque temático que apresenta miniaturas de máquinas a vapor, além de te fazer viajar no tempo através de réplicas de fábricas e locomotivas. (o que fazer em Gramado)
Parque Knoor: também conhecido como Parque das Lavandas, é um lugar lindo e bem sossegado com jardins de lavanda, lojas de artesanatos e um labirinto verde. (o que fazer em Gramado)
Fábrica de Chocolate Prawer: para quem ama ver de perto o processo da fabricação de chocolate e degustar uma grande variedade de chocolates, esse é um dos pontos obrigatórios para conhecer. (o que fazer em Gramado)
Ravanello Wine Parque: para os amantes de vinho, o Ravanello é um parque temático do mundo do vinho, com uma torre de observação, trilhas e uma adega aberta para visitação, onde é possível degustar os vinhos produzidos no local. (o que fazer em Gramado)
GramadoZoo: com um conceito totalmente diferente dos zoológicos tradicionais do Brasil, o GramadoZoo apresenta animais em condições naturais, para preservação das espécies. (o que fazer em Gramado)
Belvedere Vale do Quilombo: um dos pontos turísticos de Gramado e região mais conhecidos pelos visitantes, o mirante proporciona uma vista deslumbrante e única do Vale do Quilombo, especialmente ao pôr do sol, que cria um cenário espetacular.
O que fazer em Gramado – Vinícolas para conhecer na região de Gramado e na Serra Gaúcha:
A cidade de Gramado não é conhecida apenas por sua beleza natural e traços europeus, mas também por suas vinícolas que produzem vinhos e espumantes de altíssima qualidade. Por isso, conhecer Gramado é também desbravar algumas vinícolas da região, pois vale muito a pena incluir no seu roteiro da estadia pela Serra Gaúcha. Algumas das vinícolas mais conhecidas da região incluem:
- Vinícola Ravanello: famosa por seus vinhos finos e espumantes, é possível fazer um tour guiado e ainda degustar os vinhos produzidos no local, em um ambiente bem charmoso e acolhedor.
- Vinícola Almaúnica: com uma arquitetura bem moderna e incríveis vinhedos, ela é considerada uma vinícola boutique da região, que produz vinhos de altíssima qualidade. Também conta com degustações e visitas guiadas para quem quer conhecer de perto todo o processo.
- Vinícola Jolimont: localizada na cidade vizinha de Gramado, em Canela, ela ganhou fama por seus vinhos e espumante. Com um ambiente bem charmoso, em Jolimont a vista da região também é belíssima.
- Vinícola Cave de Pedra: localizada em Bento Gonçalves, é um pouco mais afastada de Gramado mas vale muito a pena, pois essa vinícola está em uma caverna esculpida na rocha, proporcionando um ambiente impressionante. Além dos bons vinhos, só a arquitetura do local já é uma atração turística.
- Vinícola Don Giovani: situada em Pinto Bandeira, ela é conhecida por seus vinhos e espumantes sempre bem elogiados, também proporcionando degustações e visitas guiadas.
- Vinícola Geisse: também localizada em Pinto Bandeira, é bem próxima de Gramado e vale a pena conhecer. Ficou famosa por seus espumantes premiados e reconhecidos mundialmente.
Precisa ALUGAR UM CARRO? Aproveite e garanta os melhores preços de locação de carro aqui no Vale Cada Viagem. Faça a retirada e a entrega do veículo no seu lugar de preferência e aproveite para ter um carro a seu dispor.