O Brasil é um país realmente maravilhoso, muito abençoado por sua beleza natural, com lugares que foram feitos para te encantar. Destinos maravilhosos par você curtir o inverno, o verão, a primavera e o outono, afinal, nosso país consegue agradar a todos os gostos e públicos. Cidades lindas, praias deliciosas, cachoeiras para tomar aquele banho gelado gostoso e aquela cidadezinha com um clima mais frio para curtir um chocolate quente com o meu amor.
É comum que, todo mundo quer conhecer o exterior, no entanto, no Brasil há muito o que conhecer e explorar. Lugares, culturas, vidas e paisagens que vão te levar para um conto de fadas. Sem contar com a biodiversidade e natureza que são imensa e estão tão pertinho de nós. Só falta planejar o próximo destino e escolher um lugar bem bonito nacional.
Por isso, nós do Vale Cada Viagem, separamos 34 destinos incríveis dentro do Brasil para você escolher um e planejar a sua próxima viagem. Seja sozinho (a), com os amigos ou com a família, o important eé viajar e explorar diversos estados brasileiros, que contam com lugares fantásticos para conhecer.
Belezas naturais do nosso querido Brasil
O Brasil é um dos maiores países do mundo, quando comparado ao extenso território de diversas paisagens naturais surreais. Do norte ao sul do país, a fauna e a flora muda constantemente. Os cenários são de tirar o fôlego, dignos de filmes. Praias paradisíacas, montanhas maravilhosas para escalar e florestas para fazer aquela trilha radical, lugares lindos para te encantar.
Se aventurar pelo Brasil é uma experiência única e diversificada. O país é vasto e conta com uma rica variedade de paisagens naturais, culturas regionais, culinárias locais e diversas opções de lazer. Além disso, a hospitalidade do povo brasileiro é conhecida internacionalmente como calorosa, o que contribui para viver dias ainda mais agradáveis.
Cada região do Brasil conta com suas próprias características e jeitos diferentes proporcionando uma ampla experiência em diversos estados do Brasil. Seja explorando as praias tropicais do Nordeste, aventurando-se na Floresta Amazônica, apreciando as belezas da região, ou imergindo-se na cultura das cidades históricas do Sudeste, onde você aprende muito.
Além disso, nosso Brasil é conhecido por suas festas animadas, festivais culturais, música boa e uma culinária deliciosa. Seja um amante da natureza, um entusiasta da cultura ou alguém em busca de destinos de aventuras, o Brasil consegue agradar todos os públicos.
1 – São Miguel dos Milagres, em Alagoas
São Miguel dos Milagres é um município situado no estado de Alagoas, no Brasil. Ficou conhecido por suas belíssimas praias e pela beleza de sus paisagens. Alagoas é um estado nordestino brasileiro que conta com praias deslumbrantes, piscinas naturais, águas cristalinas e coqueirais, além da energia maravilhosa da população local.
Com destaque por suas praias paradisíacas, como a Praia do Toque e a Pria do Riacho, que oferecem cenários impressionantes com areias claras e águas azul-turquesa. Uma das atrações mais famosas da região são as piscinas naturais, acessíveis durante a maré baixa, onde os turistas podem desfrutar de um ambiente repleto de peixes coloridos e recifes de coral, além de explorar as regiões de barco/jangada.
Além de curtir as belas praias e paisagens fantásticas, os visitantes podem explorar a cultura local e experimentar os pratos deliciosos dos restaurantes.
2 – Fernando de Noronha, em Pernambuco
Que o arquipélago de Fernando de Noronha é um paraíso na terra todos sabemos. Situado no Oceano Atlântico, a cerca de 350 quilômetros da costa do estado de Pernambuco, Fernando de Noronha é composto por diversas praias deslumbrantes, com águas cristalinas e lugares lindos para apreciar. A região é conhecida por suas praias de areias brancas, águas cristalinas e uma rica vida marinha. É o lugar ideal para quem quer praticar mergulhos enquanto explora uma diversidade impressionante de espécies marinhas e recifes de coral.
Hoje, Fernando de Noronha é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros, e a ilha conta com uma natureza exuberante e uma rica história. Curtir alguns dias em Noronha é estar e um destino do paraíso e explorar lugares encantadores, praias belíssimas e uma culinária maravilhosa.
3 – Morro de São Paulo, na Bahia
Localizada na Ilha de Tinharé, no estado da Bahia, no Brasil, Morro de São Paulo é uma vila que ficou conhecida por suas praias deslumbrantes, ambiente bem descontraído e uma vida noturna animada. A vila conta com quatro praias principais, numeradas de 1 a 4. A Primeira Praia é a mais próxima da chegada e, à medida que você vai em direção às praias numeradas, elas vão ficando mais tranquilas e com menos turistas.
Morro de São Paulo é daqueles destinos perfeitos para quem quer desfrutar de praias paradisíacas, opções de atividades ao ar livre e um ambiente praiano bem leve, se desligando da pressão do dia a dia. A vila conta com uma história rica, com fortificações que remontam ao período colonial, feitas para proteger a região contra invasões. As ruínas do Forte são um dos principais pontos turísticos em Morro de São Paulo.
4 – Chapada Diamantina, na Bahia
A Chapada Diamantina é uma região maravilhosa, com uma beleza natural quase intocada, localizada no estado da Bahia. Ela abrange uma extensa área natural e é conhecida por suas paisagens fantásticas, formações rochosas impressionantes, rios cristalinos, cachoeiras e cavernas, sendo um dos principais destinos favoritos para os amantes do ecoturismo.
Situada no centro do estado, a aproximadamente 400 quilômetros a oeste de Salvador, a capital da Bahia, a cidade de Lençóis é considerada a porta de entrada para a região e, é um ponto comum de partida para quem deseja explorar a Chapada. Além de Lençóis, você também pode se hospedar em Mucugê, Palmeiras e Andaraí, que também fazem parte da região e dá acesso a Chapada.
Não deixe de conhecer a Cachoeira da Fumaça, uma das cachoeiras mais altas do Brasil, com cerca de 340 metros de altura, o Morro do Pai Inácio, um dos pontos mais famosos da Chapada, a Gruta da Lapa Doce, uma caverna deslumbrante com estalactites e estalagmites. Há também o Poço Encantado e Poço Azul, que são cavernas inundadas com águas cristalinas de um azul intenso, proporcionando uma experiência única e inesquecível.
5 – Maracajaú, no Rio Grande do Norte
Considerada o “Caribe Brasileiro”, a praia de Maracajaú está localizada no litoral norte do estado do Rio Grande do Norte, e é conhecida por suas águas cristalinas e recifes de corais, sendo um destino perfeito para quem quer praticar mergulho e snorkeling.
Os parrachos de Maracajaú são os principais pontos da região. Na maré baixa, esses recifes de corais formam piscinas naturais, proporcionando uma experiência fantástica, onde os turistas podem apreciar a beleza natural e até mergulhar. Além das piscinas naturais, a região oferece belas praias, dunas e paisagens naturais encantadoras. Longe das agitações mais urbanas, é um destino praiano perfeito para quem busca por sossego e tranquilidade.
6 – Paraty, no Rio de Janeiro
Paraty é um dos destinos mais procurados no estado do Rio de Janeiro e não poderia ser diferente, já que a cidade preserva seu charme colonial, com ruas de paralelepípedos, casarões históricos, belíssimas praias e uma atmosfera que te leva de volta ao período colonial. Localizada entre o mar e as montanhas da Mata Atlântica, Paraty possui paisagens deslumbrantes, com praias paradisíacas, ilhas próximas, cachoeiras encantadoras e inúmeras trilhas na natureza.
O centro histórico de Paraty é um Patrimônio Histórico Nacional, com suas ruas de paralelepípedos, igrejas antigas, praças e casarões bem preservados, além dos diversos restaurantes sofisticados. A cidade é conhecida por sua gastronomia diversificada, com opções de pratos à base de frutos de mar frescos, além de poder degustar a culinária tradicional brasileira.
Sendo um destino turístico muito apreciado por conseguir fazer uma bela combinação entre histórica, cultura, natureza exuberante e belíssimas praias, não deixe de realizar passeios de barco para explorar as belezas da Baía de Paraty, pois vale cada minuto conhecer as belas praias da região.
7 – Corcovado, no Rio de Janeiro
Que o Rio de Janeiro conta com uma beleza natural exuberante todos nós sabemos, e não é à toa que é considerado a “Cidade Maravilhosa”. Um dos principais pontos turísticos e imperdíveis do Rio é o Corcovado, uma montanha localizada no Parque Nacional da Tijuca, que ficou famosa pela estátua do Cristo Redentor, uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno e cartão postal do país. A estátua do Cristo Redentor está situada no topo do Corcovado, a uma altitude de 710 metros acima do nível do mar, proporcionando uma vista única da cidade do Rio de Janeiro.
Inaugurada no ano de 1931, se tornou um dos ícones mais reconhecidos do país e é uma atração turística bem disputada. O acesso ao Corcovado pode ser feito através de veículos motorizados, trilhas a pé ou trens que partem da base da montanha. Além da estátua do Cristo Redentor, o Parque Nacional da Tijuca conta com uma beleza natural exuberante, e você pode apreciar e passar um tempo em meio à natureza.
8 – Campos do Jordão, em São Paulo
Campos do Jordão está localizada na Serra da Mantiqueira, no estado de São Paulo, e é um dos principais destinos para os amantes do frio. Conhecido por seu clima de serra e sua arquitetura inspirada nas cidades europeias de montanha, Campos do Jordão consegue agradar a todos os gostos e idades. Conhecida como a “Suíça brasileira”, a arquitetura da cidade é marcada por construções em estilo europeu, proporcionando muito charme e aconchego para os visitantes.
A cidade é conhecida por sediar o Festival de Inverno de Campos do Jordão, que ocorre anualmente e atrai músicos, artistas e amantes da música clássica, além de ganhar fama por sua culinária sofisticada. Muitos restaurantes oferecem pratos típicos de fondue e outras especialidades gastronômicas, que são uma delícia.
Não deixe de passear pelo Capivari, o centro turístico da cidade, com diversas lojas, restaurantes, bares e galerias de arte, oferecendo uma vista bem charmosa do local. O Morro do Elefante é acessível por um teleférico e te proporciona uma vista panorâmica da cidade e região. Já o Parque Amantikir é um dos principais pontos turísticos de Campos, um belo jardim com diversos tipos de plantas, inspirado nos famosos jardins europeus.
9 – Jalapão, em Tocantins
Jalapão é uma região situada no estado do Tocantins, conhecida por suas belezas naturais e paisagens deslumbrantes. O Jalapão está a cerca de 250 quilômetros da capital do estado, Palmas, e é uma área de ecoturismo e aventura, atraindo muitos visitantes que buscam experiências em meio à natureza. Para explorar a região, os turistas geralmente optam por tours guiados, pois há lugares que a estrada é de difícil acesso e é recomendado estar na companhia de pessoas que sabem andar, para que possa aproveitar ao máximo a experiência em um lugar tão lindo como Jalapão.
Não deixe de conhecer a Cachoeira da Velha, uma das maiores cachoeiras do Brasil, onde as águas do Rio Novo formam uma queda impressionante, os Fervedouros, que são nascentes de águas cristalinas onde a areia é tão fina que não afunda, criando uma sensação inesquecível de flutuação, e as Dunas do Jalapão, dunas de areia dourada que deixam o cenário e as paisagens ainda mais incríveis, especialmente ao amanhecer e ao entardecer.
Há também a Pedra Furada, uma formação rochosa peculiar com um grande buraco, sendo uma das principais atrações turísticas da região, a Prainha do Rio Novo, uma praia fluvial ao longo das margens do Rio Novo, um lugar perfeito para relaxar e o Cânion Sussuapara, um desfiladeiro rochoso esculpido pelas águas do Rio Sussuapara, que cria um cenário impressionante e belo.
10 – Jericoacoara, no Ceará
Jericoacoara, conhecida como “Jeri”, é um destino bem popular no estado do Ceará, e ficou conhecida por sua beleza natural impressionante, incluindo vastas dunas de areia, praias quase intocadas e lagoas cristalinas, sendo um destino perfeito para quem ama praia e sol. Localizada a cerca de 300 quilômetros a oeste da capital do estado, Fortaleza, Jeri conta com praias pitorescas, como a praia de Jericoacoara e a Praia de Preá, que são as queridas dos turistas, além das impressionantes dunas, onde os visitantes aproveitam para fazer passeios de buggy enquanto aprecia o cenário lindo da região.
O pôr do sol na duna é um dos principais atrativos de Jericoacoara, onde os visitantes sentam para apreciar a vista deslumbrante do sol de pondo no oceano. A Pedra Furada também é uma das atrações mais queridas, uma famosa formação rochosa natural, a rocha possui um buraco erodido pelo mar e é especialmente impressionante durante o pôr do sol.
A vila de Jeri é bem descontraída e encantadora, com suas ruas de areia, não há postes de luz para preservar o ambiente natural, proporcionando uma experiência rústica e charmosa.
11 – Alter do Chão, no Pará
Alter do Chão é uma vila situada no município de Santarém, no Pará, e ficou conhecida por suas praias de água doce, areias brancas e paisagens encantadoras, tornando um destino ideal para quem busca por tranquilidade e sossego em meio à uma natureza maravilhosa.
Um dos principais pontos turísticos é a Praia de Alter do Chão, é uma praia com águas cristalinas e areias brancas, e durante a temporada de estiagem amazônica, as águas baixam, expondo uma extensa fixa de areia, criando um cenário único e belíssimo de se ver. A vila de Alter do Chão é bem tranquila e conta com um estilo de vida mais simples, e os visitantes podem conhecer a cultura ribeirinha, participar de festivais culturais e experimentar a culinária local.
Outras atrações imperdíveis na região incluem a Ilha do Amor, uma pequena ilha fluvial na confluência do rio Tapajós com o rio Amazonas, o Lago Verde, uma lagoa próximo a Alter do Chão, a Serra da Piraoca, um local de trilhas e caminhadas que proporciona uma vista incrível da região e a Cachoeira da Serra, ideal para quem busca um contato a mais com a natureza em lugares tranquilos.
12 – Dunas de Genipabu, no Rio Grande do Norte
As Dunas de Genipabu estão localizada no estado do Rio Grande do Norte e é um destino bem procurado entre visitantes amantes de praias. Ficou conhecida por suas extensas dunas de areia, que se estendem ao longo da costa e proporciona uma paisagem única e deslumbrante. Uma das atividades mais procuradas é fazer passeios de buggy pelas dunas de areia, que é uma área caracterizada por vastas dunas de areia, com um cenário natural impressionante, e com as posições elevadas das duas, você consegue ter vistas panorâmicas surreais da região, incluindo a linha costeira e o Oceano Atlântico.
Além das dunas, também há lagoas de água doce na área, onde os visitantes podem dar um mergulho refrescante nessas lagoas, proporcionando um contraste com os arredores arenosos. Outra experiência única e encantadora são os passeios de camelo pelas dunas.
13 – Chapada dos Veadeiros, em Goiás
A Chapada dos Veadeiros é uma região ideal para os amantes do ecoturismo, um lugar repleto de beleza natural, que está localizada no estado de Goiás, no Brasil. O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é a principal atração da região, e ele abriga uma variedade de ecossistemas, incluindo cerrado, campos de altitude, matas ciliares e formações rochosas, além das paisagens deslumbrantes e áreas muito bem preservadas.
A cidade base é a Alto Paraíso de Goiás, pois ela conta com pousadas, restaurantes e uma estrutura para receber os visitantes que desejam explorar a Chapada dos Veadeiros. A região é bem conhecida por suas cachoeiras deslumbrantes, como a Cachoeira Santa Bárbara, Cachoeira dos Cristais, Cachoeira do Segredo, entre muitas outras. As trilhas que levam a essas cachoeiras são bem marcadas e te proporciona momentos em meio à uma natureza preservada.
Não deixe também de conhecer o Vale da Lua, uma formação rochosa espetacular, onde as rochas têm formas intrigantes, criadas pela ação da água ao longo do tempo, sendo um local ótimo para caminhadas e apreciação.
14 – Cavernas do Petar, em São Paulo
As Cavernas do Petar estão localizada no estado de São Paulo, no Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, que ficou conhecido por seus extensos sistemas de cavernas e uma rica biodiversidade. O parque é uma das unidades de conservação mais importantes da Mata Atlântica, e por isso sempre está muito bem cuidado e preservado.
As Cavernas do Petar abrigam várias cavernas, alguma sendo abertas ao público. É possível explorar as formações rochosas subterrâneas, estalactites, estalagmites e outras maravilhas geológicas, vivenciando uma experiência única. O parque também conta com trilhas para caminhadas pela Mata Atlântica, e é um lugar perfeito para relaxar e curtir uma natureza tão bela.
15 – Lençóis Maranhenses, no Maranhão
Os Lençóis Maranhenses são uma espetacular área de dunas e lagoas localizada no estado do Maranhão, no nordeste do Brasil. É realmente um cenário deslumbrante que se estende ao longo da costa atlântica, abrangendo os municípios de Barreirinhas, Primeira Cruz e Santo Amaro do Maranhão. A região é conhecida por suas extensas dunas de areia branca, e entre as dunas, formam-se lagoas de água doce alimentadas pelas chuvas sazonais. Essas lagoas são temporárias e atingem seu auge entre janeiro a junho, época chuvosa na região.
Os visitantes geralmente usam a cidade de Barreirinhas como ponto de partida para explorar os Lençóis Maranhenses, e as melhores formas para explorar as dunas e lagoas é através de passeios de barco, veículos 4×4 ou até mesmo caminhando.
16 – Bonito, no Mato Grosso do Sul
Bonito é considerada uma das melhores cidades para os amantes de ecoturismo no Brasil. Localizada no estado do Mato Grosso do Sul, a cerca de 300 quilômetros de Campo Grande, capital do estado, Bonito é conhecida por suas belezas naturais, como rios de águas cristalinas onde é possível fazer mergulho e flutuação para observar a rica vida marinha, deslumbrantes cavernas, grutas e belas cachoeiras.
Algumas das atrações imperdíveis incluem o Rio da Prata, a Gruta do Lago Azul, a flutuação em rios como o Rio Sucuri e o Rio Formoso, entre outras experiências fantásticas que você pode fazer em meio à uma bela natureza. Não deixe também de desfrutar da culinária da cidade, onde os pratos são à base de peixe frescos e com um tempero maravilhoso.
17 – Canindé de São Francisco, em Sergipe
Canindé de São Francisco é um município situado no estado de Sergipe. A cidade se encontra às margens do Rio São Francisco, um dos rios mais importantes do Brasil. Canindé de São Francisco é conhecida por sua bela paisagem natural e pela Usina Hidrelétrica de Xingó, que forma um grande reservatório no rio.
A região é a porte de entrada para quem quer visitar o Canyon do Xingó, uma das atrações turísticas mais conhecidas da região, conhecida por suas imponentes formações rochosas e águas cristalinas. O passeio de catamarã pelo cânion é uma ótima opção para quem quer ter uma experiência a mais.
18 – Porto de Galinhas, em Pernambuco
Localizada no município de Ipojuca, no estado de Pernambuco, no nordeste do Brasil, Porto de Galinhas é famosa por suas praias de águas cristalinas e um mar com águas mornas, piscinas naturais de coral, areias brancas e coqueirais, sendo considerada uma das praias mais bonitas do país, que atrai turistas de todo o mundo. Além da praia principal de Porto de Galinhas, a região conta com praias deslumbrantes, como a praia de Maracaípe e Muro Alto. A área é excelente para a prática de snorkeling e mergulho, e durante a maré baixa, as piscinas naturais são encantadoras, revelando recifes de corais e criando uma experiência única e inesquecível.
A vila de pescadores conta com uma variedade de lojas, restaurantes, bares e feiras de artesanato, além de inúmeras opções de hotéis, pousadas e resorts. O centro de Porto de Galinhas é sempre animado tanto de dia quanto à noite, com música ao vivo e muita alegria. A culinária local é maravilhosa, e tem como influência a cultura nordestina.
19 – Arquipélago dos Abrolhos, na Bahia
O Arquipélago dos Abrolhos é um conjunto de cinco ilhas situado no litoral sul da Bahia, e ficou conhecido por sua rica biodiversidade marinha, considerada uma das regiões mais importantes para a vida marinha no Atlântico Sul. A cidade mais próxima e porta de entrada para o Arquipélago é Caravelas.
O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos foi criado com o intuito de proteger os recifes de coral, as diversas espécies marinhas e as aves que habitam na região. Por isso, a visita ao Arquipélago é restrita e controlada para proteger a natureza. É permitido fazer passeios de barco para explorar a beleza natural da região, mas sempre seguindo as diretrizes de preservação ambiental local.
20 – Cataratas do Iguaçu, no Paraná
Foz do Iguaçu é uma cidade brasileira localizada no estado do Paraná, que faz divisa com o Paraguai e com a Argentina. Foz do Iguaçu é conhecida mundialmente por abrigar uma das sete maravilhas do mundo, a impressionante Cataratas do Iguaçu, que estão localizadas dentro do Parque Nacional do Iguaçu. As Cataratas do Iguaçu são uma das maiores e mais espetaculares quedas d’água do mundo, formando uma fronteira natural entre o Brasil e a Argentina.
Sendo o principal atrativo da região, as Cataratas são formadas pelo Rio Iguaçu, que se estende por uma série de quedas d’água, criando um cenário espetacular e impressionante com tamanha beleza natural. O Parque Nacional do Iguaçu também oferece trilhas e passarelas que permitem aos turistas terem vistas e ângulos diferentes das cataratas.
Não deixe de conhecer também o Marco das Três Fronteiras, que é um ponto turístico que marca a convergência das fronteiras entre o Brasil, Argentina e Paraguai, e ainda proporciona uma vista dos três países e do encontro dos rios Iguaçu e Paraná. O Parque das Aves também é muito interessante para conhecer, pois ele abriga diversas espécies de aves, muitas delas nativas da região.
21 – Gramado, no Rio Grande do Sul
Gramado é um dos destinos mais queridos do Brasil para os amantes de frio e cidades com clima serrano. Localizado no estado do Rio Grande do Sul, Gramado é conhecida também por seus eventos, festivais, e atrações turísticas encantadoras, como o Natal Luz, um dos maiores eventos natalinos do Brasil.
Sendo uma cidade muito charmosa e aconchegante, o clima em Gramado é bem gostoso, com invernos bem frios e verões mais amenos, o que torna a cidade gaúcha um dos melhores destinos para curtir a lua de mel e viajar a dois no Brasil. Com uma arquitetura fortemente influenciada por colonizadores alemães e italianos, as ruas de Gramado são adornadas por construções sem estilo enxaimel, praças bem cuidadas e belos jardins, além da excelente estrutura de hotéis/pousadas, cafés charmosos e restaurantes sofisticados, com cardápios deliciosos.
Um dos pontos turísticos mais famosos de Gramado é o Lago Negro, um lago artificial cercado por pinheiros e hortênsias, onde é possível fazer passeios de pedalinho no lago, aproveitando a paisagem pitoresca. Além do Lago Negro, há outros parques e atrações em Gramado que são inesquecíveis, como o Mini Mundo, o Snowland, a Rua Coberta, a Fonte do Amor, a Avenida Borges de Medeiros, entre muitas outras atrações. Gramado é daqueles destinos que encantam a todos os gostos e idades.
22 – Holambra, em São Paulo
Conhecida como a Cidade das Flores, Holambra foi fundada no ano de 1991 e tem uma forte influência da cultura holandesa. Localizada no estado de São Paulo, a cidade realiza anualmente a Expoflora, a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, atraindo visitantes de todo o Brasil.
Além da produção de flores, Holambra conta com uma culinária e arquitetura da cultura holandesa, e a cidade possui atrações turísticas que incluem os moinhos, jardins e praças, que remetem à tradição dos imigrantes holandeses que fundaram Holambra. Para quem quer passar um final de semana próximo a capital de São Paulo, especialmente para os amantes de flores e natureza, Holambra com toda certeza é um destino único e encantador.
23 – Pipa, no Rio Grande do Norte
A Praia da Pipa se localiza no município de Tibau do Sul, no estado do Rio Grande do Norte. Conhecida por suas belezas naturais, falésias impressionantes, areias brancas e um mar de águas cristalinas, a região da Praia da Pipa é uma das preferidas para quem gosta de praticar o surfe.
A vila turística de Pipa conta com uma energia bem descontraída, repleta de bares, restaurantes, lojas e uma vida noturna bem animada. Durante a alta temporada, a Praia da Pipa fica bem lotada, e muitos turistas querem desfrutar de alguns dias nesse paraíso, curtindo as paisagens exuberantes e a energia local. Por isso, se você não gosta de praias e lugares cheios, evite conhecer a Praia da Pipa na alta temporada.
Além da famosa Praia da Pipa que realmente é deslumbrante, a região conta com outras praias que também são surreais, como a Praia do Amor e a Praia do Madeiro, que são igualmente lindas.
24 – Arraial d’ Ajuda, na Bahia
Arraial d’Ajuda é uma charmosa cidadezinha situada bem próximo de Porto Seguro, na Bahia. Atrai milhares de turistas durante o ano todo devido ao seu clima quente, praias deslumbrantes, natureza exuberante, culinária deliciosa e uma energia bem gostosa. A região conta com praias incríveis, como a belíssima Praia do Mucugê, a Praia de Pitinga e a Praia de Taípe, cada uma com suas características únicas e encantadoras, que vai desde falésias coloridas até um mar de águas cristalinas.
O centrinho histórico de Arraial d’Ajuda é bem charmoso e preserva sua arquitetura colonial, com ruas de paralelepípedos, restaurantes, bares, lojinhas e diversas opções de pousadas, pois a cidade conta com uma ótima estrutura para receber bem os visitantes. A culinária local conta com diversos pratos, com destaque para frutos do mar frescos e pratos típicos baianos, que tem um tempero inigualável.
Para entrar na cidade de Arraial d’Ajuda, uma curta travessia de balsa saindo de Porto Seguro te leva a esse destino praiano maravilhoso.
25 – Cânion do Xingó, em Sergipe
O Cânion do Xingó se situa no rio São Francisco, entre os estados de Sergipe e Alagoas, no nordeste do Brasil. Especificamente, o cânion se encontra no município de Canindé de São Francisco, em Sergipe e, foi formado pela construção da Usina Hidrelétrica de Xingó.
Com águas cristalinas e paisagens surreais, com imponentes paredões rochosos que se elevam acima do rio, a beleza do Cânion é realmente espetacular. O passeio mais comum é o de catamarã, que parte da cidade de Canindé de São Francisco e leva os visitantes a navegar pelo rio São Francisco, passando pelos desfiladeiros do cânion, e proporcionando uma experiência única. Para aqueles que desejam explorar de perto a beleza do interior do Brasil, o Cânion do Xingó é realmente de tirar o fôlego, com tamanha beleza natural.
26 – Pelourinho, na Bahia
O Pelourinho é um bairro histórico localizado no centro histórico da cidade de Salvador, na Bahia, e este bairro se tornou famoso por suas ruas de paralelepípedos, arquitetura colorida e edifícios coloniais que se mantém bem conversados até hoje. O Pelourinho também é um importante centro cultural, repleto de música, dança, arte e história brasileira.
Atraindo visitantes de todo o mundo, é conhecido por seus casarões antigos coloniais, igrejas históricas, praças animadas e de ser um lugar tão animado. Além disso, o bairro é famoso por suas manifestações culturais, como o Olodum, um grupo musical afro-brasileiro que desempenhou um papel muito importante na cultura negra na região da Bahia. Durante o carnaval, o Pelourinho enche de turistas por conta das festas, desfiles e apresentações culturais.
27 – Florianópolis, em Santa Catarina
Florianópolis é a capital do estado de Santa Catarina, situada na região sul do Brasil, e ficou famosa por suas belíssimas praias, ilhas e uma energia bem animada, além da ótima infraestrutura comercial. A cidade de Florianópolis é conhecida também como a ‘Ilha da Magia” e está situada na Ilha de Santa Catarina, que é conectada ao continente por pontes. A ilha conta com diversas praias, desde as mais agitadas até as mais isoladas e tranquilas.
A cidade possui diversas praias, cada uma com suas características únicas que encantam a todos os visitantes, e as mais famosas incluem a praia de Jurerê Internacional, Joaquina, Campeche, Barra da Lagoa, Praia dos Ingleses e a Canasvieras. Florianópolis consegue combinar o charme de suas tradições com a modernidade, o que torna a ilha um dos destinos mais procurados pelos brasileiros. A cidade conta também com ótima estrutura de restaurantes, com opções variadas de cardápio.
28 – Pomerode, em Santa Catarina
Pomerode é uma cidade situada no sul do Brasil, no estado de Santa Catarina, e foi fundada em 1861 por imigrantes alemães, o que faz com que até hoje a influência alemã seja muito forte, desde as construções e arquitetura da cidade até a gastronomia local.
A cidade é conhecida por seu pórtico de entrada, que representa um típico portal alemão e é uma das principais atrações de Pomerode. Há também opções de passeios de trem para conhecer a região, o Parque Vila Encantada, um parque temático com atrações voltadas para o público infantil, a Casa do Imigrante, um museu que conta a história em detalhe dos alemães que fundaram a cidade e muito mais.
A gastronomia de Pomerode também é maravilhosa, com forte influência alemã, e os turistas podem degustar pratos típicos, como salsichas, chucrute e diversos tipos de bolos e pães.
29 – Curitiba, no Paraná
Curitiba é a capital e a maior cidade do estado do Paraná, no sul do Brasil. Considerada uma das melhores cidades para se morar por conta da qualidade de vida, Curitiba conta com diversas atrações turísticas maravilhosas para conhecer, que incluem teatros, parques e museus. O Museu Oscar Niemeyer, conhecido por sua arquitetura em formato de olho, é uma instituição que chama atenção em Curitiba.
Há também alguns pontos turísticos imperdíveis como a Ópera de Arame, o Centro Cívico de Curitiba, o bairro Santa Felicidade, um bairro italiano que conta com diversos restaurantes sofisticados, o Jardim Botânico de Curitiba, entre outras atrações para conhecer.
30 – Porto das Pedras, em Alagoas
Localizado no estado de Alagoas, no nordeste do Brasil, Porto das Pedras pertence à região conhecida como Costa dos Corais, que é famosa por suas praias paradisíacas e recifes de coral. A região conta com uma beleza natural notável, com praias de águas cristalinas e areias brancas, ideal para quem quer fazer mergulho e praticar snorkeling.
Uma das praias mais conhecidas é a Praia do Patacho, considerada uma das mais bonitas do Brasil, a paisagem é caracterizada por coqueirais, manguezais e recifes de corais, proporcionando um cenário deslumbrante para os visitantes.
Além das belíssimas praias, há também igrejas antigas e vilarejos que preservam a tradição local. Por isso, Porto das Pedras é daqueles destinos perfeitos para quem busca por um lugar fantástico e tranquilo, longe do agito das cidades grandes.
31 – Cachoeira do Abade Pirenópolis, em Goiás
A Cachoeira do Abade é uma atração localizada nas proximidades de Pirenópolis, no estado de Goiás. Pirenópolis é uma cidadezinha interiorana conhecida por suas belezas naturais, arquitetura colonial e tradições culturais que são mantidas até hoje. A cachoeira é uma das principais atrações que os visitantes querem conhecer nesse destino.
Ela possui uma queda d’água imponente e se encontra em meio a uma paisagem exuberante, típica do cerrado brasileiro. É ideal para os amantes da natureza que buscam por lugares tranquilos, para poder tomar um bom banho refrescante em cachoeiras enquanto aprecia a natureza local.
Para chegar até a Cachoeira do Abade, geralmente é preciso percorrer trilhas, tornando o passeio mais interessante ainda para os amantes do ecoturismo. Além da cachoeira, a região ao redor conta com outras atrações, como a cidade histórica de Pirenópolis, com suas ruas de paralelepípedos, igrejas antigas, lojas de artesanato e construções colonial bem charmosas.
32 – Olinda, em Pernambuco
Olinda é uma cidade situada no estado de Pernambuco, e é conhecida por sua rica história, arquitetura colonial, cultura vibrante e suas famosas festas, incluindo o Carnaval. Declarada como Patrimônio Mundial pela UNESCO, devido à sua preservação arquitetônica e cultural, Olinda é caracterizada por suas ladeiras íngremes, ruas de paralelepípedos e casarões coloridos, que remontam ao período colonial combinando com o charme do moderno.
Alguns dos principais pontos turísticos de Olinda que não podem faltar no seu roteiro incluem o Alto da Sé, o Convento de São Francisco, a Igreja da Misericórdia e o Mosteiro de São Bento, todos com construções bem antigas e muito bem conservados até hoje. Um dos destaques para Olinda é o Carnaval de Olinda, um dos carnavais mais animados e tradicionais do Brasil, com destiles de blocos, frevos e muita boa música.
33 – Ilha do Mel, no Paraná
A Ilha do Mel é uma ilha situada na costa do estado do Paraná, no sul do país. Ela faz parte do município de Paranaguá e é conhecida por suas praias conservadas, natureza maravilhosa e uma energia bem tranquila e limpa, já que não há veículos motorizados na ilha.
A Ilha do Mel conta com diversas praias, e as mais conhecidas são a Praia do Farol, a Praia de Fora, a Praia do Miguel, entre outras. Cada uma conta com diferentes opções para agradar os visitantes, desde praias mais movimentadas até locais mais isolados e sossegados. O Farol das Conchas é um dos principais pontos turísticos, e está localizado no extremo leste da ilha, proporcionando uma vista panorâmica inesquecível do oceano e das praias ao redor. Subir até o topo é ter uma visão maravilhosa da região.
Há também a Gruta das Encantadas, uma caverna natural na ilha que é acessível a pé durante a maré baixa, e possui um cenário estonteante. A Ilha do Mel é realmente um destino encantador.
34 – Delta do Parnaíba, em Piauí
O Delta do Parnaíba é o terceiro maior delta oceânico do mundo e está situado na costa norte do Brasil, mais precisamente entre os estados do Piauí e do Maranhão. O delta é composto por mais de 70 ilhas fluviais e oceânicas, e algumas são habitadas por comunidades locais.
O turismo no Delta do Parnaíba é uma atração turística bem importante, e os visitantes podem realizar passeios de barco por seus canais e ilhas, permitindo assim explorar a beleza natural da região bem de perto. Parte do delta é protegido pelo Parque Nacional de Sete Cidades, que foi criado para preservar a natureza local, além de promover o turismo local. É um destino ideal para os amantes de ecoturismo e que querem estar em lugares no Brasil onde a natureza é quase intocada.
É claro que são apenas alguns exemplos de destinos incríveis espalhados pelo Brasil, pois o país tem muito mais a oferecer quando se trata de beleza natural, diversidade cultural e experiências únicas e fantásticas. Independentemente do seu interesse, seja praias, natureza, cultura ou lugares de aventuras, o Brasil consegue agradar a todos os gostos, encantando todos os turistas, sejam brasileiros ou gringos.
Não se esqueça de contratar o SEGURO VIAGEM. Mesmo quando for conhecer um destino nacional, a contratação do seguro viagem é essencial, pois emergências podem acontecer e precisa estar coberto com um seguro, onde você vai ser atendido com conforto e segurança. Há também seguros viagens que fazem a cobertura caso sua bagagem seja extraviada.
[…] Para você se encantar com o nosso Brasil! […]