Precisa tirar o visto para viagens internacionais? Saiba como funciona o procedimento para os países estrangeiros e quais documentos são exigidos por lei. O Vale Cada Viagem vai te apresentar o que é preciso para tirar visto para viagens internacionais e poder aproveitar os destinos incríveis.
Quando você decide viajar, é necessário estar por dentro das leis se mantendo atento aos documentos e exigências do país em questão. As malas estão prontas, destino escolhido, todos ansiosos pela viagem e aí, entra a questão: como tirar o visto para viagens internacionais?
Essa dúvida é muito comum, e a maioria dos brasileiros ficam preocupados referente a quais documentos são necessários, como se portar na entrevista para ter o visto permitido, entre outros pensamentos que surgem na hora da preocupação.
O processo costuma ser demorado, e quando você opta por uma viagem para o exterior, é imprescindível planejar com antecedência e já saber qual o visto necessário para tal destino. Quando se planeja com antecedência, é garantia de que a viagem irá sair conforme o planejado, e se algum imprevisto acontecer, terá tempo de resolver tudo com tranquilidade. Para cada destino, a solicitação do documento é diferente.
Visto para viagens internacionais: O que é o Visto?
O visto é nada menos que a autorização para você entrar em um país, e precisa ser solicitado antes de chegar o dia da sua viagem. É um documento que apresenta uma validade, os locais que a pessoa pode conhecer e explorar, atividades permitidas para exercer, a duração da estadia no país e número de visitas.
No visto, consta diversas informações referente as finalidades e regras para a permanência no país que você vai viajar. Após ser concedido, é carimbado ou anexado ao passaporte do viajante.
Caso você entre em um país onde o documento é obrigatório, você torna-se um imigrante ilegal, podendo ser deportado a qualquer momento. Se você tem o visto para viagem e começa a exercer uma atividade dentro do país sem autorização, torna-se também ilegal.
Aí você me fala, mais se eu for deportado eu volto em outra época. Contudo, não é simples assim.
Quando você sofre uma deportação, fica mais difícil e eu arrisco a dizer, praticamente impossível que o país dê novamente uma autorização de entrada. Para evitar problemas e constrangimentos com a imigração, é importantíssimo que siga as regras corretamente.
Você deve sempre estar atento a essas informações, pois são essenciais. Os Estados Unidos é um país que solicita a obrigatoriedade do visto mesmo que você faça apenas uma conexão no país. Veja abaixo, o passo a passo para realizar o procedimento de tirar o visto.
Visto para viagens internacionais: Documentos necessários e obrigatórios para viagens internacionais
O visto é um documento obrigatório por muitos países, para que permitam a entrada de turistas em seus territórios. Em alguns países como na Europa, o visto não é mais necessário devido ao Tratado de Schengen – confira aqui mais detalhes sobre o visto para a Europa. Contudo, nos Estados Unidos e outros destinos, sem ele você não tem a permissão de entrar no país.
O primeiro passo para tirar o visto, é marcar uma entrevista n o consulado ou embaixada do país de destino. Nos países mais populares como os EUA, é muito comum que o tempo de espera seja bem extenso e as filas enormes. Por isso, volto a dizer que, antecipar o processo é essencial.
Cada país possui sua própria lista com os documentos que serão exigidos. Por isso, informe-se no site do consulado ou da embaixada sobre esse processo. Além dos documentos obrigatórios, existem também os que são recomendados que, na maioria das vezes, fazem a diferença no momento em que o país autoriza a sua entrada.
Após a entrevista e finalizando o processo com sucesso, é só esperar pelo visto. Ele é enviado em até 10 dias úteis após a entrevista. Para os turistas ansiosos de plantão, é possível conferir o status da solicitação por meio do acesso online.
Os passaportes são devolvidos de acordo com a solicitação do turista, podendo ser entregues em casa ou retirados no CASV (Centro de Atendimento ao Solicitando de Visto). Lembrando que, essa retirada pode ser feita não só pelo próprio solicitando, mas também por terceiros.
Há alguns turistas que temem pelo pedido de visto, no entanto, não é um processo com muita burocracia, mas é necessário seguir todas as regras para ter êxito no pedido.
Visto para viagens internacionais: Dica
Tenha em mãos todos os documentos necessários pois assim, irá agilizar o processo. Pois como mencionado acima, há alguns destinos que são muito disputados principalmente no período de férias, e o tempo de espera pode ser longo. Como a solicitação é dividida por etapas, o legal é que em todas elas os documentos estejam corretamente.
Visto para viagens internacionais: Quais são os tipos de Vistos?
Há uma grande variedade de vistos que definem a característica da autorização da sua entrada no país destino. Veja abaixo os mais conhecidos.
Visto para viagens internacionais: Visto para turismo – O viajante com essa autorização tem permissão de fazer uma viagem ao país destino com fim turístico. Na grande maioria, tem um período inferior a 6 meses;
Visto para viagens internacionais: Visto para estudos – tem como foco, pessoas que vão estudar no exterior. A duração do visto caria conforme o período do curso;
Visto para viagens internacionais: Visto de residência – para pessoas que vão para o país destino ficar por um período igual ou superior a um ano;
Visto para viagens internacionais: Visto de estadia temporária – tem como foco, pessoas que permanece no país no período inferior a um ano;
Visto para viagens internacionais: Visto de trabalho temporário – pessoas que vão passar um determinado período trabalhando no exterior. Geralmente vem por agências, como trabalho na Disney;
Visto para viagens internacionais: Visto de negócios – tem como foco as atividades como pesquisa, trabalho voluntário, palestrante e empregado doméstico;
Visto para viagens internacionais: Visto para investidores – esse tem uma restrição, bem como a pessoa desembolsar US$ 500 mil para investir em uma empresa do país destino. A finalidade do valor é dar um apoio a economia local.
Dica Extra
Quando você vai tirar o visto para viagens internacionais, é essencial e imprescindível que você escolha o tipo certo conforme o país que você deseja a permissão.
Porque, se você estiver exercendo uma atividade que não seja compatível com o documento, volto a dizer, que é um grande risco você ser deportado.
Diferentes vistos para diferentes destinos
Como mencionei acima, cada país possui um processo diferente para tirar um visto. Abaixo, trouxe o passo a passo dos destinos mais comuns.
Como tirar o Visto Americano
Para tirar o visto americano, deve ser preenchido um formulário, pagar a taxa de solicitação e agendar a entrevista no consulado ou embaixada. Você deve ir com os documentos conforme solicitado no tipo de visto que você deseja conseguir a permissão.O valor atual está US$ 160 por pessoa.
Como tirar visto canadense
Para tirar o visto canadense, deve ser preenchido um formulário, criar uma conta GCKEY, enviar os documentos solicitados digitalizados e pagar a taxa de solicitação. Não há entrevista.
Como tirar visto em outros países
O primeiro passo é entrar no site do consultado e ler atentamente as informações sobre o visto. Com isso, você encontrará o link de um formulário que necessita ser preenchido com diversas informações na língua do país.
Após fazer esses passos, deverá pagar o valor da taxa de solicitação do documento. Em alguns países é necessário marcar uma entrevista no consulado ou embaixada para apresentar os documentos solicitados. Já em outros países que não é exigido a entrevista, os documentos devem ser digitalizados e submetidos por meio do próprio site do consulado.
Lembrando sempre de algum importante, que é, procurar enviar os documentos exatamente como eles solicitam.
Alguns documentos que podem ser solicitados para ser concedido o visto são: documentos pessoais, comprovante de hospedagem e passagem de ida e volta para o destino em questão, seguro viagem, comprovante de renda dos últimos meses e comprovação de que você consegue se manter no país.
Esses são os documentos que na maioria das vezes, são solicitados. Você deve estar preparado e ter paciência para apresentar todos esses documentos. Com você, turista, já percebeu, em alguns países é necessário preencher formulário e passar por uma entrevista. Já em outros países, apenas o formulário preenchido online já é suficiente.
Há vistos que são válidos por meses, alguns por anos e há os vistos que são para um curto período e pré-determinado.
Por isso, quando você vai tirar o visto, não deixe de consultar o site do Itamaraty antes de emitir sua passagem, pois você conseguirá saber antes mesmo de comprar o aéreo, se o visto para o destino desejado é obrigatório ou não.
Consegue também, consultar no site da embaixada do país, quais documentos são necessários e o prazo que cada um oferece para emissão do visto quando necessário. Agora, você já sabe como funciona para tirar o visto para viagens internacionais. Vamos começar a planejar uma?!
Vai viajar? Não se esqueça de contratar o SEGURO VIAGEM. Independente do destino, é essencial viajar com o serviço do seguro viagem contratado, pois emergências podem ocorrer. Faça uma viagem segura e confortável.