Guia de Curaçao – o destino perfeito para quem busca por sossego, dias relaxando, curtindo as mais belas paisagens e um mar azul maravilhoso.
A Ilha que hoje é Patrimônio da UNESCO tem todo um charme europeu, pois ela é uma ilha colonizada pela Holanda. Situada há apenas 70 km da Venezuela e fazendo parte do Reino da Holanda, Curaçao é um dos mais belos destinos caribenhos.
Além de ser uma viagem perfeita para quem apenas quer relaxar e passar alguns dias em um paraíso aqui na Terra, é ideal também para quem vai fazer a viagem de lua de mel.
Como foi colonizada pela Holanda, muitos pensam que o principal idioma da ilha é o holandês, mas não, é o inglês que comanda entre a população local.
Tem um idioma diferente que é bem famoso lá – papiamento -. É um dialeto que mistura vários idiomas diferentes e entre eles está o português. Por isso, pode ir tranquilamente curtir esse destino caribenho espetacular, pois mesmo que não domine o inglês vai conseguir se virar muitíssimo bem.
Ilha de Curaçao
A Ilha é bem pequena, com apenas 150 mil habitantes e muito procurada por estar fora da rota de furacões durante o ano todo. Mesmo estando entre as ilhas caribenhas, os furacões não chegam por lá e durante o ano todo o clima é agradável e a ilha muito visitada.
Além do paraíso tropical com um mar de águas azuis, você pode desfrutar de um mergulho para ver os recifes de corais, apreciar as praias de areia branca, passear a cavalo, safáris de jipe, ciclismo na montanha e alguns esportes radicais, como o windsurf.
A capital de Curaçao é Willemstad e está dividida em duas partes, sendo: Punda e Otrabanda. A ligação entre as duas é feita através de uma ponte flutuante capaz de se movimentar quando há necessidade de algumas embarcações passar para chegar ao porto local.
Punda é um bairro antigo da ilha, mas os moradores locais possuem mais bens materiais. Já Otrobanda está a parte mais pobre da cidade.
Caminhar por Willemstad, especialmente por Punda, é poder desfrutar de um pedacinho da Holanda no Caribe, pois o seu charme e a sua arquitetura lembra muito os países baixos.
Um dos charmes que se destaca em Curaçao e todos os turistas adoram apreciar são as casinhas coloridas, que dão um show à parte no bairro.
A história entre os moradores é que antigamente um governante acordava todos os dias com muita dor de cabeça e, quando olhava para a cidade da sua janela, a dor de cabeça aumentava ainda mais pelo reflexo das paredes brancas das construções.
Com isso, ele mandou que todos as casas fossem pintadas de diferentes cores para que o seu problema passasse.
Até hoje não sabemos se a dor de cabeça dele curou ao ver as casinhas coloridas, mas é certo que a cidade ficou ainda mais linda e é um dos poucos lugares no mundo em que trocar a pintura das casas com cores bem vivas várias vezes ao ano é uma tradição.
Ilhas ABC
Curaçao faz parte das famosas Ilhas ABC – juntamente com Aruba e Bonaire.
As ilhas caribenhas são destinos muito cobiçados por suas belezas e paisagens surreais. Considerado um dos lugares mais amistoso do Caribe, Curaçao se destaca pelas praias cristalinas, de um azul profundo e límpido e ideal para quem gosta de praticar mergulho.
A famosa praia de Kenepa é o lugar perfeito para quem gosta de admirar uma praia de azul perfeito, com um mar tão calmo que parece uma piscina. É realmente um paraíso aqui na Terra.
É muito comum os brasileiros dividirem a viagem entre a ilha de Aruba e Curaçao.
A diferença entre elas é que Curaçao é mais voltada para um estilo europeu, com todo o charme que a Europa ostenta. Já Aruba tem um clima norte-americano.
Algumas das praias são pagas para visitar, mas ninguém ousa reclamar pois as praias são tão perfeitas que valem a pena cada centavo gasto. Fora a estrutura das praias que são ótimas.
Recomendamos sem sombra de dúvida alugar um carro para poder desfrutar desse destino tão surreal de lindo.
Curaçao não é tão grande, mais ficar sem carro pode complicar pois não é possível fazer tudo a pé.
Por isso, tenha um automóvel a seu dispor para poder curtir e conhecer esse lugar tão famoso e espetacular. A viagem é garantia de sucesso.
Os Fortes de Curaçao
Além do mar e de suas águas tão lindas com azul turquesa, o país tem uma história muito marcada pelo comércio de escravos.
Os fortes que foram construídos na cidade para proteção, atualmente têm a função de fazer a alegria dos turistas. Foram transformados em centros comerciais perfeitos para ver algumas lojinhas e desfrutar de alguns bons restaurantes.
Motivos para conhecer Curaçao e se encantar com esse destino caribenho
Motivos para amar a ilha de Curaçao não faltam, pois é um lugar repleto de belezas, gastronomia deliciosa e uma energia contagiante.
Curaçao ficou famosa por suas praias paradisíacas de areias brancas e águas azul-turquesa. Algumas das praias mais conhecidas são: Playa Kenepa, Cas Abao Beach, Mambo Beach e Porto Marie. Cada praia conta com uma beleza única e singular, o que torna válido conhecer todas elas e passar um tempo admirando o lugar, relaxando e tomando um bom sol.
Para os amantes da prática de mergulho e para quem ama poder observar uma rica vida marinha, Curaçao é destino certeiro, pois suas águas cristalinas permite poder apreciar recifes de coral e passar um tempo bem diferente em um lugar que merece a fama que tem.
Os pontos turísticos principais da ilha também merecem ser apreciados, pois além da sua arquitetura colonial, Curaçao conta com muitos locais históricos – Fort Rif e o Museu Kura Hulanda – que proporcionam um pouco da história da ilha e de como Curaçao foi formada.
Se você quiser ir para Curaçao curtir algum festival ou evento, o Carnaval de Curaçao é um sucesso entre os moradores e turistas, as ruas da ilha ganham vida com desfiles, música e boa dança. Os habitantes da ilha são conhecidos por ser bem hospitaleiros e receber bem os visitantes, o que torna sua estadia melhor ainda.
Quanto as compras, para quem quer aproveitar a ida até Curaçao para fazer compras, em Punda e Otrobanda você vai encontrar lojas de souvenirs, boutiques e lojas de artesanato. É o lugar perfeito para comprar as lembrancinhas da viagem.
Não se esqueça de contratar o SEGURO VIAGEM. É um item essencial e que não pode deixar de fora da sua viagem seja ela nacional ou internacional. Emergências podem acontecer e a melhor escolha é estar respaldado para que se ocorrer algo, você tenha um atendimento confortável e rápido.