O que fazer em Veneza? Quais as atrações e pontos turísticos que são imperdíveis e você não pode deixar de conhecer? Vem saber tudo com a gente.
Veneza é uma das cidades italiana mais queridinha pelos turistas e não poderia ser diferente. Com suas ruelas e canais lindo, e uma gastronomia maravilhosa, a cidade de Veneza deixa aquele sentimento de: quero voltar de novo aqui. Destino ideal para os apaixonados, pontos turísticos e o que fazer não vão faltar durante a sua estadia.
Mesmo sendo uma cidade pequena, Veneza tem muito a oferecer aos visitantes e a melhor parte é que consegue agradar a todos os gostos.
Você pode conhecer os museus e as lojinhas da Veneza Histórica, ou pode simplesmente fazer uma caminhada admirando as construções antigas e descobrindo cada cantinho das suas ruelas, pode ter a experiência de andar de gondola por seus canais (imagina andar nesses canais que são tão famosos mundialmente, a sensação é única).
Conhecer Veneza é simples e em 2 dias inteiros você consegue ver os principais pontos turísticos da cidade. No entanto, recomendamos de três a quatro dias para conseguir aproveitar com calma a cidade e também poder ir nas ilhas vizinhas (Murano e Burano) que vale a pena explorar também.
O que fazer em Veneza – Pontos turísticos imperdíveis:
O que fazer em Veneza: Praça San Marco (Piazza San Marco)
A Praça San Marco é o coração de Veneza e um dos pontos turísticos obrigatórios para conhecer. É nessa Praça que se encontra a famosa Basília San Marco, o Palazzo Ducale, o Museu Correr e a Torre Campanile.
O que fazer em Veneza: Basílica di San Marco:
A famosa Basílica di San Marco é um marco em Veneza. Originalmente do século X, a Basílica foi a terceira igreja construída no mesmo local. Ela foi construída para abrigar o corpo de São Marcos, autor de um dos Evangelhos.
Com um estilo romântico-bizantino, ela apresenta uma forma de cruz grega e possui cinco cúpulas com belos portais. Grande parte dela foi construída em ouro e é um dos pontos obrigatórios para você conhecer.
A entrada é gratuita, mais se prepara para uma fila imensa principalmente na época de alta temporada em Veneza.
O que fazer em Veneza: Campanile de San Marco:
Com uma torre de 99 metros de altura, bem na frente da Basílica de San Marco, não tem como passar por ela e não chamar atenção. Já foi usada antigamente como farol de navegação para embarcações e hoje a parte mais alta da Campanile é um ponto turístico, onde os visitantes podem entrar para conhecer.
A subida é feita por elevador e você pode conferir AQUI o valor da entrada e já deixar reservado para evitar filas. Nesse ponto alto, você tem uma vista panorâmica maravilhosa de Veneza.
O que fazer em Veneza: Grand Canal:
O Grand Canal é um dos principais canais da cidade de Veneza e é utilizado para transportes públicos da cidade e para embarcações que circulam por ele.
É como se fosse uma avenida de Veneza, pois independente da onde você está caminhando, seja a pé ou de barco, sempre vai acabar passando pelo Grand Canal. É claro que o Grand Canal vai estar na lista o que fazer em Veneza, pois é um marco da cidade italiana.
O que fazer em Veneza: Ponte Rialto:
A famosa Ponte Rialto é parada obrigatória também para os turistas. Ela é a mais famosa entre as várias pontes que existe em Veneza e ela atravessa o Grand Canal (antigamente ela era o único jeito de atravessar o canal).
É perfeito fazer uma caminhada na Ponte Rialto e parar por alguns minutos para admirar as embarcações que passam por ela. O entardecer também é belíssimo para ser contemplado.
** Bem próximo da ponte você encontra o Mercado di Rialto, mercado que abastece Veneza com frutas e peixes.
O que fazer em Veneza: passeio de Gôndola em Veneza:
O passeio de gôndola em Veneza é imperdível e uma das principais coisas de o que fazer em Veneza . Apesar de não ser um passeio tão barato, é uma experiência única e quem vai para Veneza pela primeira vez tem que aproveitar. É um símbolo do romantismo de Veneza e o passeio é cartão postal da cidade.
Quando se pensa em Veneza já vem em mente as gôndolas passeando pelo canal da charmosa cidade com os gondoleiros cantando as suas canções. Vale a pena cada centavo gasto.
O passeio custa 80 euros por 30 minutos para um grupo de 6 pessoas e pode ser feito a noite, quando os canais já estão bem tranquilos.
O que fazer em Veneza: passeio de Vaporetto:
O Vaporetto é uma espécie de ônibus aquático muito usado em Veneza. Funciona exatamente como um ônibus, tendo linha e parada própria e você pode embarcar ou descer hora que quiser.
Você pode optar por conhecer um pouco de Veneza fazendo um passeio de Vaporetto e já tendo a experiência de andar com um ônibus aquático.
O que fazer em Veneza: Palazzo Ducale:
O Palazzo Dulace é um marco na história de Veneza pois durante muito tempo foi a sede do governo da cidade. Localizado no centro de Veneza, o palácio tem uma arquitetura externa com um estilo gótico. Por fora ele é bonito, mais nada se compara a construção dele interna, que é belíssima de se ver. Por isso, reserve um tempo e faça o passeio para conhecer o palácio internamente.
O Palácio é enorme e conta com salões muito decorados e sofisticados, exposições temporárias, os apartamentos dos duques, além das antigas prisões. A visita passa bem rápido porque é impressionante ver cada cantinho desse lugar tão histórico e rico em cultura e arte.
O que fazer em Veneza: Ponte dei Sospiri:
Considerada uma das principais pontes da cidade, a Ponte do Suspiro faz ligação entre o Palazzio Ducale e a Prisão Nova. Ela é uma das pontes mais fotografadas de Veneza, no entanto, carrega uma história de tristeza profunda, pois levou o nome de Ponte do Suspiro porque os prisioneiros passavam por ela soltando suspiros e gemendo, já que estavam a caminho para serem condenados no palácio ou para serem executados.
Então, apesar de ser muito bonita, a história dela é bem pesada. É um ponto obrigatório para conhecer também.
O que fazer em Veneza: Basílica di Santa Maria della Salute:
Ás margens do Grand Canal, se encontra a Basília di Santa Maria, com uma construção barroca veneziana. Essa Basílica foi construída em agradecimento pelo fim da peste.
Museu Correr:
Um museu muito interessante para quem gosta de conhecer um pouco da histórica da cidade que está visitando. Aqui, você encontra um acervo relacionado a história de Veneza.
Teatro La Fenice:
Se caso estiver com uma disponibilidade maior em seu roteiro e quiser fazer algo diferente e especial, vá a ópera no Teatro La Fenice, que é o teatro tradicional da cidade.
Atrações e lugares para conhecer é o que não falta em Veneza, por isso, monte seu roteiro com antecedência para já escolher os locais que deseja conhecer. Tendo em mente os pontos turísticos que quer visitar, fica bem mais fácil para você se locomover dentro de Veneza e não perde tanto tempo com dúvidas de qual lugar ir.
Mais uma dica imprescindível é que separe um tempo para simplesmente caminhar pelas ruas de Veneza, esse momento é necessário nessa cidade tão maravilhosa.
Caminhar pelas ruas de Veneza – o que fazer em Veneza, cidade famosa dos canais:
É claro que estar em Veneza significa caminhar pelas ruelas descobrindo cada cantinho dessa cidade italiana maravilhosa. Admirar as construções antigas, os canais e sentir o ar de Veneza é uma experiência inesquecível.
O que fazer em Veneza: Conhecer as ilhas vizinhas de Veneza – Murano e Burano
Murano
Murano é bem próximo de Veneza então vale muito a pena reservar um tempo para conhecer. Composta por 7 ilhas, Murano é famoso pela produção artesanal de vidros. É um lugar bem charmosinho para conhecer e como as pontes são ligadas pelos seus muitos canais, é bem gostoso ir conhecendo os lugares a pé.
Aqui você também pode conhecer o Museu do Vidro, que abriga um acervo bem tradicional contando a história da cidade.
Burano
Um pouco mais distante da região central de Veneza mais que também vale a pena conhecer está Burano. Você pode conhecer tanto Murano quanto Burano no mesmo dia. Outra cidadezinha charmosa da Lagoa de Veneza, é conhecida pelas diversas cores das construções das casas.
É bem fofa essa ilha e muito legal para fazer fotos. Aqui você também vai apreciar os charmosos canais cheios de embarcações e as pontes que dão a travessia dentro da ilha.
Não se preocupe pois em Veneza há muitos lugares para conhecer, e o que fazer em Veneza não vai faltar para rechear sua viagem de lugares e pontos turísticos encantadores nesse pedacinho de paraíso italiano.
Não se esqueça de contratar o SEGURO VIAGEM. Viagens para a Europa é obrigatório a contratação do seguro viagem com cobertura médica hospitalar de 30 mil euros. Faça sua cotação e escolha qual o melhor plano se adequa para você e sua família.